Risoto para uma pessoa

A receita de hoje é de um risoto básico para uma pessoa, mas para ele ficar mais gostoso eu usei manteiga temperada. Ficou mais fácil adicionar sabor as receitas usando essa manteiga.

Para quem nunca vez um risoto fizemos um vídeo mostrando todo o procedimento. É muito fácil de fazer e não tem como errar.

Algumas dicas importantes eu escrevi junto a receita. Bom apetite!

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga – Comum ou temperada. A temperada já tem sal e outros temperos que não precisarão ser adicionados ao risoto.
  • 1/4 de uma cebola média cortada em cubos
  • 1/4 de xícara de arroz – Arroz para risoto tem tipo: Arbório ou o Carnaroli – o arroz comum não funciona para fazer risoto porque ele não vai soltar amido no cozimento e não vai ficar cremoso.
  • 2 colheres de sopa de vinho branco seco
  • 500 ml de caldo de galinha ou vegetal aquecido – Nem sempre usamos todo o caldo, mas é bom ter ele quentinho. Sempre usar o caldo em temperatura quente, caso ele esteja frio vai atrasar o cozimento do arroz.
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo:

  1. Aqueça uma panela que tenha o fundo largo
  2. Coloque a manteiga e espere ela derreter toda
  3. Junte a cebola picada e refogue até a cebola ficar macia e transparente em fogo baixo
  4. Junte o arroz e refogue por pelo menos 1 minuto em fogo baixo
  5. Logo em seguida adicione o vinho branco e mexa até o vinho secar
  6. A partir daqui vamos colocar o caldo aos poucos e continuar mexendo sem parar até o caldo secar
  7. Quando o caldo secar, colocamos mais um pouco de caldo e não pare de mexer. Essa movimentação do cozimento do arroz é importante para soltar o amido e criar o caldo cremoso do risoto. Esse processo pode ser feito em fogo médio
  8. Antes de colocar mais caldo, experimente alguns grãos do arroz e veja a consistência dele. O arroz deve estar cozido, mas não muito mole e também não duro no centro. De preferencia al dente como no macarrão
  9. Quando o arroz chegar na consistência de al dente, desligue o fogo, coloque mais uma colher de sopa de manteiga e o queijo ralado
  10. Tampe a panela para deixar o arroz descansar.
  11. Se você usou manteiga comum e sem sal, prove o risoto antes de servir. O queijo e o caldo (se for caldo pronto) podem conter sal suficiente para temperar o risoto, se estiver fraco de sal acrescente mais agora antes de servir. Se você usou a manteiga temperada cuidado com o sal da manteiga + do queijo + do caldo. Experimente antes de servir.
  12. Retire da panela e coloque em um prato fundo. Guarneça com mais um punhado de queijo que quiser e um pouco de salsa.

Dicas para fazer um risoto legal: 

1 – A penela ideal para fazer um risoto é aquela com fundo largo para que todos os grãos fiquem em contato com o calor da panela.

2 – Use manteiga gelada na finalização do risoto. A manteiga gelada vai dar um brilho lindo ao risoto.

[sgmb id=”1″]

2 thoughts on “Risoto para uma pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>