Como Fazer Tomate Seco

Fazer tomates secos em casa é bem fácil e você só precisa de 4 ingredientes:
tomates, sal, açúcar e azeite de oliva. O que demora é o tempo de forno que
deve ficar entre 2 horas, caso você use tomates pequenos como tomate cereja, até 7 ou 8 horas se os tomates forem muito grandes e se contém muita água.

Quando eu faço os tomates eu costumo assar por volta de uns 3 kilos. Compro eles bem maduros na feira quando estão mais baratos e assim também aproveito o forno quente já que irão ficar lá por muito tempo.

Depois de temperados os tomates vão para o forno na temperatura mais baixa, de preferência nada maior que 180°C e o tempo de forno vai depender do tamanho do tomate e da quantidade de água que ele contenha. O tempo médio é de 4 a 5 horas. Caso você pense em assar em temperatura maior para secar os tomates mais rápido já adianto que não vai dar certo. Não vai dar certo, porque o açúcar que iremos adicionar nos tomates irá aquecer, derreter e queimar antes dos tomates secarem. Resultado? Tomates queimados e amargos no lugar de tomates secos. Por isso, paciência.

Mas se demora tanto para fazer, não é mais fácil comprar no mercado? Bom! Eu não fiz as contas porque não sei calcular o valor do gás gasto, mas a vantagem de fazer em casa é ter o controle da qualidade dos ingredientes, no caso dos tomates é bom usar os orgânicos, além do açúcar que também pode ser orgânico, pode-se maneirar no sal caso você tenha alguma restrição, além de poder fazer um montão de tomates e poder guardar e comer o ano todo. Eu adoro fazer sanduíches com eles, também é uma ótima opção para pizzas, massas, risotos.

Ingredientes:

·        2 a 3 kilos de tomates

·        2 colheres de sopa de açúcar

·        1 colher de sopa de sal

·        Azeite de oliva

1.     Lave bem os tomates, corte-os ao meio e retire o talinho da parte de cima dos tomates.

2.     Unte com azeite de oliva uma assadeira grande e acomode os tomates com a parte cortada para cima um ao lado do outro. Pode apertar eles
que não tem problema de ficarem bem juntinhos.

3.     Misture o açúcar com o sal e espalhe por cima dos tomates, pode-se usar uma peneira para distribuir melhor.

4.     Regue os tomates com mais azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C.

5.     O tempo vai demorar conforme o tamanho dos tomates como eu já expliquei acima, mas a média é de 4 a 5 horas.

Depois de prontos deixe esfriar e guarde-os em um recipiente bem limpo e com tampa. Pode escorrer todo o azeite que ficar na assadeira para dentro do recipiente junto com os tomates. Se manter na geladeira duram até 3 meses.

Quando eu assei os tomates para fazer o vídeo desta receita, utilizei tomates
muito grandes e o tempo de forno já passava das 7 horas. Neste caso eu tirei os tomates do forno e usei uma colher de pau para espremer os tomates e assim retirar mais rápido a água de dentro deles. Como havia muita água na assadeira eu aumentei a temperatura do forno para 220°C para a água secar mais rápido. Mas a cada 30 minutos eu abria o forno para verificar como estavam os tomates. Depois que a água secou abaixei a temperatura para 180°C e esperei que os tomates terminassem de assar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.