Arroz Frito Rápido e Fácil

O ano mal começou e eu já elegi a minha receita do ano. Esse arroz frito é daquelas receitas onde você reúne tudo o que encontra na geladeira e faz um prato incrível e delicioso em 5 minutos.

A receita original leva somente 4 ingredientes: arroz branco, já cozido, bacon, 1 ovo e molho de soja, mas eu acrescentei 1/2 cebola pequena picada. Fiz isso porque eu faço arroz na panela elétrica e não refogo cebola nem uso óleo, mas se você já fez o seu arroz com cebola, talvez não seja necessário usar-lá.

O bacon pode ser em pedaços ou tem fatias. É só cortar o bacon em pedacinhos. No lugar do bacon você pode usar frango, carne ou peixe, mesmo que essas carnes já estejam cozidas, use-as refogando levemente antes de acrescentar o ovo. Caso queira uma versão vegetariana substitua o bacon por milho cozido, ervilha, abobrinha, brócolis, ou qualquer outro vegetal que você goste.

Vamos a receita!

Ingredientes:

  • 1 1/2 colher de sopa de manteiga (se quiser usar óleo ou azeite é só substituir usando a mesma medida)
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1/2 xícara de bacon picado (ou a quantidade que você tiver na geladeira)
  • 1 ovo
  • 1 xícara de arroz cozido (pode ser 1/2 xícara se você quiser fazer uma quantidade menor)
  • 1 colher de sopa de molho de soja

Preparo:

  1. Aqueça uma frigideira e acrescente a manteiga.
  2. Coloque a cebola picada e acrescente uma pitada de sal. Não vamos acrescentar mais nada de sal porque o molho de soja e o bacon já ajudaram a salgar o prato. Refogue por 1 minuto.
  3. Junte o bacon a cebola e deixe ele dourar por mais um minuto.
  4. Quebre o ovo e junte a mistura de cebola e bacon na frigideira, mexa para misturar bem e logo em seguida acrescente o arroz e misture tudo.
  5. Para finalizar use o molho de soja que servira para temperar tudo e vai dar um sabor especial.
  6. Sirva quente.

Eu uso o molho de soja light que tem uma quantidade menor de sal na sua composição e acho que o prato fica perfeitamente temperado, se você for usar o molho de soja normal, acrescente 1/2 colher de sopa e experimente antes de colocar o resto. Muito cuidado com o sal já que o bacon também tem sal e vai influir no sabor geral quando você for comer. E caso você não use o bacon, experimente e acerte o tempero no final.

No vídeo eu coloquei um pouco de pimentão vermelho em cubinhos para dar cor a sabor ao prato e no final, depois que desligo o fogo, adicionei cebolinha e salsinha. Deliberações poéticas para deixar o prato mais colorido e mais gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.