Amêndoas para aperitivo

Hoje é sexta-feira!!!!!!!

Para terminar bem a semana uma receita delicia de amêndoas salgadinhas que servem de aperitivo, mas vou deixar um alerta, essas amêndoas são viciantes. As amêndoas podem ser substituídas por amendoins e tem a versão frita no azeite ou assada. Escolha qual delas você quer fazer e mãos a obra, porque o fim de semana está chegando e pede uma caipirinha com esse aperitivo.

Detalhe importante, além do sal você pode usar outros temperos como pimenta moída, paprica, etc.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de amêndoas sem pele, inteiras (350g)
  • ½ xícara de azeite de oliva extra virgem

Preparo no fogão:

  1. Despeje ½ xícara de azeite numa frigideira média, de beirada alta e acrescente as amêndoas. Ponha a frigideira fria sobre o fogão e acenda o fogo em médio-alto. Cozinhe, mexendo sem parar, até que o azeite comece a chiar e as amêndoas comecem a tomar cor.
  2. À medida que as amêndoas fiquem douradas, retire-as com a escumadeira e ponha-as sobre toalhas de papel, para escorrerem. Não as deixe ficar marrom-escuras. Enquanto as amêndoas ainda estiverem quentes, transfira-as para uma tigela, salpique-as com o sal em pó e misture delicadamente.
  3. Não jogue o azeite fora; ele não terá aquecido o suficiente para degradar-se significativamente. Deixe-o esfriar, despeje-o num pote e guarde-o num local fresco, escurecido. Use-o para refogados.

Preparo no forno:

  1. Preaqueça o forno a 180°C. Ponha as amêndoas num tabuleiro. Respingue-as com cerca de 1 colher de sopa de azeite e misture para recobri-las de forma uniforme.
  2. Asse até que as amêndoas fiquem douradas, entre 12 a 14 minutos, mexendo uma vez nesse meio tempo.
  3. Retire as amêndoas do forno, transfira-as para uma tigela, salpique-as com sal e misture delicadamente para distribuí-lo de modo uniforme.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>