Pãozinho de Leite Caseiro Para Uma Pessoa

Eu adoro essa receita de pão de leite caseiro porque ela rende apenas 4 pães o que para mim dura exatamente 2 dias. Então quando o pão começaria a ficar velho eu já comi tudo. Ele é ótimo para fazer sanduíche e até para hambúrguer. Não é tão simples como o pão de minuto ou o pão chapati, mas é um pão de leite bem macio e delicioso que vale a pena a espera do descanso da massa para o fermento agir e crescer.

Para essa receita eu uso o fermento biológico seco para pães que é fácil de encontrar em supermercados e mais seguro do que o fermento fresco que muitas vezes mesmo dentro da validade não funciona.

Ingredientes:

  • 200 g de farinha de trigo (1 e 3/4 xícara)
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • água morna

Preparo:

  1. Misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela grande
  2. Quebre o ovo dentro de um copo medidor de líquidos, bata com um garfo e preencha com a água morna até chegar aos 125 ml
  3. Despeje o ovo batido com a água dentro da mistura de farinha
  4. Com a mão misture todos os ingredientes e depois leve a massa para uma superfície lisa e polvilhada com um pouco de farinha
  5. Sove a massa por 5 minutos
  6. Ao final deste tempo a massa deve estar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa e pressione levemente com o dedo, a massa deve voltar ao estado inicial indicando que ela foi bem sovada e está pronta para o primeiro descanso.
  7. Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe a massa descansar em um ambiente tranquilo como dentro de um forno desligado. Se o dia estiver muito frio, recomendo ligar o forno em uma temperatura bem baixa e deixar por 5 minutos. Depois desligue o forno e coloque a massa para descansar dentro do forno como se fosse uma estufa.
  8. Aguarde uma hora para o fermento ativar e crescer. Essa espera é muito importante para desenvolver o sabor do pão além do crescimento da massa.
  9. Após 1 hora a massa deve ter dobrado de tamanho. Se isso não aconteceu foi porque o fermento não funcionou. Isso acontece se o fermento estiver vencido, por exemplo.
  10. Se a massa cresceu, retire ela da tigela e divida a massa em 4 partes do tamanho que você quiser. Modele a massa em formato de bolas e coloque essas bolas em uma assadeira polvilhada com farinha mantendo uma distância entre elas porque a massa ainda vai crescer um pouco mais.
  11. Cubra a assadeira com filme plástico e deixe a massa descansar por mais 1 hora também em um lugar quente e tranquilo.
  12. Depois de 1 hora a massa deve ter crescido ainda mais. Hora de ligar o forno a 180°C, esperar esquentar e colocar os pães para assar. Leva em torno de 15 a 20 minutos para ficarem prontos. Os pães devem estar bem corados e dourados na parte de fora e quando você bater com o dedo na parte de baixo dele deve-se escutar um som oco como se estivesse batendo um tambor. Esses são os dois indicativos que o pão está bem assado e pode ser retirado do forno.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>