Pão caseiro recheado para congelar

Quem quer a casa com cheiro de pão quentinho saindo do forno todos os dias de manhã?

Comer um pão recheado saindo do forno bem quentinho não é privilegio de quem tem tempo para acordar cedo e preparar a massa, essa maravilha está ao alcance de todos nós.

Quando eu vi essa receita de pão achei que ela era muito fácil de ser preparada e que poderia ser feita na versão recheada. E os pãezinhos prontos poderiam ser congelados assim como eu faço com pão de queijo. Desta forma eu fiz uma receita completa que rendeu 16 pãezinhos, congelei todos e fui assando aos poucos. Ele vai direto do freezer para o forno, sem precisar descongelar.

Você pode rechear os pães com o quiser ou com o que tiver na geladeira e pode fazer pães com recheio salgado ou doce.

Vamos aos Ingredientes:

  • 2 xícaras de água morna (tem que ser morna, ou seja, você precisa colocar o dedo na água e sentir que seria possível ficar com dedo na água por algum tempo. Se estiver muito quente vai estragar o fermento)
  • 2/3 de xícara de leite em pó (pode ser o desnatado também)
  • 2 envelopes de fermento biológico seco para pão (aquele granulado)
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1/2 xícara de manteiga (100g.)
  • 1 ovo (o ovo é opcional, já fiz essa massa com o ovo e sem ele e nas duas versões funciona. Com o ovo a massa fica mais nutritiva)
  • entre 4 1/2 e 5 xícaras de farinha de trigo

Como fazer:

  1. Coloque na tigela da batedeira a água morna e o leite em pó. Ligue a batedeira no modo mais baixo somente para misturar esses dois ingredientes.
  2. Adicione ao leite morno o fermento em pó, o açúcar, sal, manteiga, o ovo e 2 xícaras de farinha.
  3. Volte a ligar a batedeira em velocidade baixa até os ingredientes ficarem bem misturadas e bem molhados. Depois levante a velocidade para médio e bata a massa por 2 minutos.
  4. Adicione mais 2 xícaras de farinha com a batedeira em velocidade baixa até a farinha ficar bem incorporada ao resto dos ingredientes. Aumente a velocidade para média e bata a massa por mais 2 minutos. Nesse momento você pode trocar as pás da batedeira por aquelas pás especiais para bater massa de pão, aquelas pás que são em formato de gancho.
  5. Adicione mais 1/2 xícara de farinha a massa com a batedeira em velocidade baixa. Aumente para a velocidade média por mais 2 minutos.
  6. A massa precisa ficar macia, mas não pegajosa e também não muito seca. Faça um teste pegando um pouco da massa entre os dedos. A massa deve estar bem mole, mas não gruda nos dedos. Enquanto a massa estiver grudando nos dedos, continue adicionado 1/2 xícara de farinha de trigo e batendo 2 minutos a cada adição antes de fazer novamente o teste.
  7. Unte uma tigela grande com óleo vegetal e transfira a massa para essa tigela. Passe um pouco de óleo vegetal na parte de cima da massa e cubra a tigela com filme plástico.
  8. Coloque a massa para descansar por uma hora em um lugar quente. Esse é o truque do crescimento da massa. Se estiver um dia quente, qualquer lugar será bom para a massa desde que não tenha nenhuma corrente de ar, mas se estiver em um dia frio, coloque dentro do forno desligado.
  9. Depois que a massa estiver crescida, espalhe um pouco de farinha sobre uma mesa limpa e coloque toda a massa sobre a farinha para não grudar a massa na mesa.
  10. Divida a massa em dois e abra uma das metades em forma e tamanho de pizza.
  11. Corte a massa em fatias como se estive cortando uma pizza em pedaços. Pode ser quantas fatias você quiser. Quanto maior a fatia maior será o pão depois de recheado e enrolado.
  12. Eu cortei em oito fatias e achei que o tamanho do pão ficou o ideal para o café da manhã.
  13. Recheie cada fatia de pão com o que quiser. Eu fiz com queijo minas enrolado em presunto e em outros eu usei cream cheese. Para as versões doces eu usei geleia de frutas e pedaços de chocolate. Para o recheio de geleia o ideal é passar uma fina camada de geleia por toda a fatia e enrolar, não coloque muita geleia porque ela vai escorrer para fora da massa quando for enrolada. Você pode também não usar nenhum recheio e somente enrolar a massa.
  14. Enrole cada fatia da borda para o centro como mostrado no vídeo. Nos pães com recheio mais pastoso como o cream chesse ou a geleia eu dobrei as pontas das bordas para não vazar o recheio nem na hora de enrolar e nem na hora de assar os pães.
  15. Coloque os pãezinhos já recheados e enrolados em uma assadeira untada com óleo vegetal, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora.
  16. Depois desse tempo retire o pano e leve ao freezer para congelar.
  17. Uma vez congelados, foram todos para sacos plásticos e ficaram guardados no congelador até irem felizes para o forno.
  18. Para assar não precisa descongelar os pães. Eles vão direto do freezer para o forno. Ligue o forno a 210°C e quando o forno estiver bem quente coloque os pães em uma assadeira e ela ao forno até eles dourarem por completo. Não tem erro em saber qual é a hora de tirar os pães do forno, a hora certa será quando a sua casa estiver feirando a pão.

pao-ceseiro-recheado-prato-pra-um

One thought on “Pão caseiro recheado para congelar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>