Ovo mexido cremoso

Falar que o ovo mexido é cremoso é um pleonasmo já que todo ovo mexido deveria ser cremoso, mas o que comemos as vezes é um ovo que cozinha demais e fica borrachudo. Como o ovo é uma proteína, caso ele fique muito tempo no fogo, o resultado será um ovo mexido em pedacinho e duro. Nessa receita ele vai ser cozido em banho-maria em fogo médio ou baixo e vai cozinhar aos poucos, solidificando no fundo e engrossando ao mesmo tempo. Com esse método não tem como errar. Ovos mexidos com textura de borracha, nunca mais!

Receita tirada do maravilhoso livro da Rita Lobo, Panelinha. Vale cada centavo esse livro. Tem uma parte somente de receitas com ovos que para mim é um ingrediente chave, fácil de encontrar, fácil de armazenar e que dura bastante na geladeira.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de leite ou creme de leite
  • Sal, pimenta
  • 1/2 colher de sopa de manteiga

Preparo:

  1. Aqueça um pouco de água em uma panela que será usada para fazer o banho-maria.
  2. Quebre os ovos em uma vasilha que possa ser aquecida e que seja maior que a panela do banho-maria.
  3. Misture o leite ou o creme de leite aos ovos sem bater. A ideia é somente misturar os ingredientes sem deixar que o ar entre. Adicione o sal e a pimenta se desejar.
  4. Leve a vasilha com os ovos para a panela com água já quente e em fogo médio.
  5. Acrescente a manteiga. Continue misturando os ovos com um garfo ou um batedor até que os ovos cozinhem e comecem a solidificar na parte de baixo. Quando a mistura engrossar e ficar cremosa já está pronta.
  6. Sirva com torradas, pão ou sozinho.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>