Macarrão com Molho de Tomates Frescos

Sabe aqueles tomates que você comprou para fazer uma salada e começar a dieta na segunda-feira e não rolou nem a salada, nem a dieta. Eles podem se tornar um molho de tomates frescos para o macarrão e para fazer só um pouco de molho que dê certinho para um prato você vai precisar de somente 3 tomates.

A receita eu adaptei do vídeo onde a Paola Carosella ensina a fazer o molho. É muito simples e somente com os tomates, alho e azeite de oliva já é possível ter um molho incrível, mas se você acrescentar cebola e outros temperos ai fica mais especial.

No vídeo a Paola dá uma aula linda de como tratar cada ingredientes para obter o máximo de sabor. Vale a pena assistir. Os ingredientes eu diminui para fazer somente um pouco de molho e acrescentei água porque com somente 3 tomates não é possível criar caldo suficiente para formar o molho.

Para fazer um prato de macarrão para uma pessoa para servir com o molho, basta ferver 1,5 litro de água com 1 colher de sopa de sal. Quando a água estiver fervendo coloque aproximadamente 100 g de massa para macarrão e siga o tempo de cozimento que está escrito na embalagem da massa.

Ingredientes:

  • 3 tomates
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho picado
  • ramos de tomilho ou orégano fresco
  • 1/4 de xícara de água
  • sal e pimenta

Preparo:

  1. Corte os tomates em pedaços grandes ou pequenos com pele e com semente (sem frescura)
  2. Leve uma panela ou frigideira ao fogo alto e quando ele esquentar, adicione duas colheres de sopa de azeite e a cebola picada. Salpique um pouco de sal sobre a cebola para ela soltar água e cozinhar junto com o azeite e abaixe o fogo para não queimar.
  3. Quando a cebola começar a dourar coloque os ramos de ervas frescas e depois o alho.
  4. Quando o alho estiver começando a dourar, coloque os tomates, tempere com sal e pimenta, aumente o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por um minuto e depois acrescente a água para ajudar a formar o molho. Se precisar acrescente mais um pouco de água. Cada tomate vai ter uma certa quantidade de água.
  5. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar por 10 minutos.
  6. Molho pronto. Agora é só cozinhar o massa e servir.

Para uma pessoa eu cozinho 100 g de massa para macarrão em dois litros de água e com uma colher de sopa de sal.

 

[sgmb id=”1″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>