Macarrão com molho de queijo gratinado

Essa receita é daquelas que você guarda no seu coração e faz sempre. Principalmente para quem você gosta. Apesar de ter alguns preparos em separado essa receita não é difícil e vale muito a pena. Fica uma delícia, você não vai se arrepender.

Para fazer essa receita vamos primeiro preparar um roux, que é o cozimento de manteiga misturada com farinha de trigo, essa mistura vai engrossar o leite que iremos adicionar aos poucos mexendo sempre para não fazer grumos. Para terminar o molho branco eu adicionei um pouco de creme de leite, mas é opcional, e queijo mussarela cortado em pedacinhos, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Pode-se usar qualquer queijo, mas para essa receita eu usei mussarela e presunto por serem frios bem comuns em casa. O presunto também pode ser substituído por peito de peru que fica muito bom.

A massa vai ser semi-cozida. Cozinhe somente metade do tempo indicado na embalagem. A massa vai ao forno para gratinar e nesse calor ela termina de cozinhar. Se colocar a massa totalmente cozida ela vai sair do forno muito mole.

Por último é só montar o prato em uma caçarola que possa ir o forno e assar a 200°C para gratinar o queijo. Ai é só servir.

macarrao-com-muito-queijo-pra-um

Ingredientes: 

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de leite frio ou gelado (200 ml)
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • 4 fatias de queijo mussarela cortado em cubinhos (ou qualquer outro queijo)
  • 1 pitada de noz-moscada, sal e pimenta
  • 1 xícara de macarrão (parafuso, penne, gravatinha)
  • 4 fatias de presunto cortado em cubinhos (ou peito de peru)
  • Queijo parmesão ralado para gratinar

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200°C.
  2. Leve uma panela ao fogo em alto e derreta a manteiga.
  3. Assim que a manteiga terminar de derreter, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo, mexendo sempre para dissolver bem a farinha. Cozinhe de 30 segundo a 1 minuto para sumir o gosto da farinha. Assim que a mistura começar a dourar desligue o fogo.
  4. Comece a adicionar o leite aos poucos mexendo sempre para que a farinha absorva o liquido e não crie grumos. Mexa até que vire uma pasta sem grumos antes de adicionar mais leite.
  5. Quando terminar de adicionar o leite ligue o fogo novamente em fogo médio e continue a mexer.
  6. Adicione o creme de leite e mexa até que o molho engrosse. Faça o teste da colher para saber se está no ponto. Coloque as costas de uma colher dentro do molho e retire, passe o dedo nas costas da colher cruzando de uma ponta a outra. Se o molho não escorrer para dentro da linha riscada com o dedo está pronto.
  7. Desligue o fogo e adicione o queijo picado. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
  8. Cozinhe a massa do macarrão em bastante água com 1 colher de sopa de sal por metade do tempo que o fabricante indica na embalagem ou até que quando morder ou cortar a massa ao meio ela esteja cozida por fora mais crua por dentro (com uma linha branca). Escorra a água e reserve a massa.
  9. Em uma caçarola que possa ir ao forno comece montando o prato em camadas com um pouco de molho no fundo, metade da massa semi-cozida, 2 fatias de presunto cortada em cubinhos e metade do molho de queijo. Continue com o restante da massa, as outras 2 fatias de presunto e o restante do molho. Por cima polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
  10. Sirva assim que sair do forno, super quentinha e com o queijo derretendo.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>