Pavlova

Eu queria postar uma receita bem linda que fosse perfeita para ser feita agora no Natal, por isso fiz essa receita que é um suspirão com creme de leite e com frutas vermelhas, mas que eu usei uma geleia de morangos com cerejas para decorar.

Essa receita usa poucos ingredientes e é bem fácil de fazer, só tem dois detalhes bem importantes para que ela fique perfeita.

Detalhe #1: O suspiro é bem delicado é na hora de assar é necessário que a temperatura do forno esteja a 150°C. Como na maioria dos fornos a temperatura mais baixa é de 180°C vale colocar uma colher de pau na porta do forno criando uma fresta para diminuir o calor.

Detalhe #2: A tendência é que a pavlova grude na assadeira, principalmente no centro. Para que isso não aconteça tem que usar papel manteiga, mas tem que ser um papel manteiga bem bom mesmo, daqueles que um dos lados parece que é encerado de tão liso. Caso você não encontre esse papel manteiga, vale a pena usar o papel manteiga e untar com manteiga o papel para garantir. Uma dica, já tentei usar papel alumínio é não funcionou, untar com manteiga e farinha, como se fosse um bolo, também não funciona. Tem que usar papel manteiga mesmo. O melhor dos mundos é usar aquele tapete de silicone para assadeira. Eu usei um papel manteiga que não era dos bem bom e consegui tirar a pavlova com algumas partes quebradas, mas ainda assim perfeita para comer.

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=YNHbthx8_W4&t=24s”]

Ingredientes:

  • 2 claras (de preferência em temperatura ambiente)
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de maizena
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Preparo:

  1. Ligue o forno a 180°C.
  2. Bata as claras em neve até que elas formem picos moles.
  3. Continue batendo as claras enquanto adiciona o açúcar aos poucos.
  4. Bata até que o açúcar se dissolva totalmente. Para testar se o açúcar está totalmente dissolvido coloque um pouco da clara batida entre dois dedos e esfregue, se sentir o granulado do açúcar é porque precisa bater mais.
  5. Com o açúcar totalmente dissolvido, adicione a maizena e bata bem.
  6. Por último adicione a baunilha e misture bem. Está pronto.
  7. Use uma assadeira média para assar a pavlova. Use uma colher para colocar um pouco da mistura em quatro pontos na assadeira, isso servirá como uma cola para o papel manteiga. Coloque o papel manteiga na assadeira sobre a “cola” e com a colher coloque o suspiro criando um ninho onde o centro deve estar mais baixo que as bordas.
  8. Antes de levar ao forno abaixe a temperatura para 150°C, ou use a colher de pau para deixar o forno aberto com uma fresta para que o calor saia e a temperatura baixe.
  9. Asse a pavlova por 1 hora. Ela deve estar totalmente dura por fora e bem crocante e macia por dentro.
  • Misture 1/2 xícara de creme de leite com 2 colheres de sopa de açúcar para colocar sobre a pavlova quando ela estiver assada.
  • Para decorar use frutas cítricas como morangos, frutas vermelhas, pêssegos em calda ou geleias.

Somente coloque o creme sobre a pavlova na hora de servir e de preferência faça a pavlova no dia que você for comer a sobremesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.