Vamos falar sobre desperdício de alimentos

Semana passada eu me deparei com esse vídeo que foi compartilhado por uma amiga no facebook. O vídeo foi criado pela AD Council, uma ONG americana que cria e divulga campanhas públicas com a intensão de conscientizar as pessoas sobre os mais diversos temas e um deles é o desperdício de comida. Segunda a ONG 40% de todo alimento produzido nos Estados Unidos é jogado no lixo. Depois que eu vi esse filme a minha vontade de não desperdiçar alimento aumentos em 225%.

Quem mora sozinho conhece bem o drama que é comprar alimentos frescos e acabar jogando fora por falta de tempo de ir para a cozinha preparar uma refeição ou por optar na última hora por comer fora de casa ou pedir comida pronta.

Eu mesma já desperdicei muita comida por falta de planejamento. Na hora de ir ao mercado as compras são sempre feitas por impulso, já que tudo está estrategicamente posicionado para que você consuma o máximo possível.

A todo momento economizar é imprescindível e em uma crise como a qual estamos passando onde os preços aumentam muito mais que o nosso salário jogar fora alimento, além de ser um pecado, é o mesmo que jogar dinheiro no lixo. E como é mostrado no filme, quando não consumimos o que compramos não estamos somente jogando fora o dinheiro que gastamos para comprar aquele alimento, mas estamos desperdiçando todo o tempo, dinheiro, água, energia e amor que foram gastos para produzir, colher e levar até ao nosso alcance esse alimento.

Espero que esse vídeo faça com que você repense a sua forma de consumir assim como fez comigo.

Vou listar abaixo algumas estratégias que eu uso para não desperdiçar nenhuma comida em casa.

  1. A mais básica de todas é o planejamento antes de ir ao mercado. Faço um planejamento do que pretendo cozinhar nos próximos dias, separo as receitas e faço uma lista do que preciso comprar.

  2. Se eu pretendo fazer um bolo de cenoura e na receita vai 1 cenoura eu compro somente 1 cenoura. E nada mais. Assim eu faço com todos os outros ingredientes, principalmente os frescos que logo estragam. Compro uma cebola, um tomate, um pepino, três bananas e por ai vai. Por isso a importância de planejar o que vai cozinhar, olhar a receita e fazer a lista somente com a quantidade de ingrediente que vai usar naquela receita.

  3. Use e abuse do congelador. Dá para congelar quase tudo, o que você precisa saber é como congelar ou até como descongelar os alimentos. Como depois de descongelado alguns alimentos não podem ser congelados novamente o truque é congelar tudo em porções pequenas para somente consumir aquilo que você vai precisar. Eu uso muito o congelador para congelar carnes em filés individuais, hambúrgueres,  lasanha individual e até vegetais.

  4. Quando o dinheiro já acabou, mas o mês ainda não, eu faço um exercício de criatividade na cozinha. Faço um levantamento de tudo o que eu ainda tenho da despensa e na geladeira e vou cozinhando e consumindo somente o que ainda tem em casa. As vezes compro um ou outro ingredientes, mas tento não ir mais ao mercado. Desta forma eu economizo e acabo por consumir o que ainda tem sobrando para não deixar nada estragar.

  5. Use a internet a seu favor. Quando tiver um ingrediente sobrando em casa e não souber o que fazer com ele, vá até o google e digite: receita com e o nome do ingrediente. Olhe as receitas, com certeza você vai achar uma ideia para usar o seu ingrediente restante e não deixar ele estragar.

Imagem: www.ecodesenvolvimento.org

[sgmb id=”1″]

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>