Socorro! Eu não sei cozinhar. 10 dicas para começar

Muita calma nessa hora. Cozinhar bem é uma questão de prática, então eu começo esse texto enfatizando que você só vai conseguir ser bem sucedido nas panelas se praticar. Cozinhe pelo menos uma vez por semana que já é um ótimo começo.

Comece pelo começo

Eu acho que o medo número 1 de muitas pessoas quando começam a cozinhar é o de não dar certo, então aqui vão algumas dicas para você se encorajar:

1 – Comece pelo mais simples possível e vá dando pequenos passos no inicio para não ficar desmotivado quando algo der errado.

2 – Cozinhe somente para você. Muitas pessoas não cozinham para si mesmas e preferem ter alguém para almoçar ou jantar para ai então se jogarem na cozinha. Eu acredito que cozinhar para alguém e ter que acertar pode se tornar tão estressante que transformará o ato de ir para a cozinha num martírio. Pratique cozinhar para você e quando se sentir seguro chame alguém para compartilhar.

3 – Tente cozinhar um arroz ou mesmo fritar um ovo ou um bife para você varias vezes até conseguir fazer isso de forma magistral. Existem varios vídeos na internet com pessoas que tiveram a gentileza de filmar e editar todos os detalhes e dicas de como fazer coisas bem simples e básicas na cozinha. Isso vai deixar você mais confiante.

4 – Busque receitas pequenas que rendem pequenas porções, assim se algo der errado você não desperdiçará alimento e não ficará com a consciência pesada.

5 – Para quase tudo tem conserto. Com a pratica você ficará craque em consertar pequenas falhas no preparo de um prato. Lembre-se que adicionar sal depois que o prato está pronto é possível, mas tirar o sal não rola. Dica de quem sempre erra no sal (eu).

6 – Errar é humano e acontece com todo mundo, de quem está começando até com quem tem muita pratica mas está constantemente experimentando novos caminhos na cozinha. O bom de errar é que você aprende com o erro e não faz mais. Principalmente se você tiver que comer o seu erro e ele não for saboroso.

7 – Cozinhar o que você gosta de comer pode ser um bom começo. Eu adoro bolo e comecei o cozinhar por eles. No inicio eu fazia os de caixinha que comprava no supermercado, depois que eu consegui lidar muito bem com a mistura de ingredientes, bater a massa, untar a assadeira e assar o bolo corretamente, ai eu passei a fazer receitas de bolo que não eram de caixinha.

8 – Pesquisar sobre o que você quer cozinhar, ler várias receitas para achar a mais simples e ver vídeos de como fazer um determinado prato, com certeza vai deixar você mais preparado na hora de ir para a cozinha, principalmente se quiser alçar alguns vôos mais altos.

9 – Se concentre. Quando estiver cozinhando tente não sair da cozinha e deixar a panela no fogo ou alguma coisa no forno sem supervisão. Vai passar do ponto porque você acaba se distraindo conversando no telefone, olhando o celular ou assistindo a TV. Se algum preparo vai ficar cozinhando por minutos ou horas, como um bolo no forno, ajuste o alarme do celular para lembrar que está na hora de dar uma checada.

10 – Se um preparo não der certo tente novamente. Eu faço e refaço receitas sempre até acertar. É comum em um dia a receita não ficar do jeito que eu quero, mas quando eu tento novamente eu já tenho a experiência do dia anterior e normalmente na segunda tentativa é sempre com sucesso.

Espero que essas dicas motivem você a parar de viver de sanduíche e começar a se aventurar na cozinha.

Se você tiver alguma dica compartilhe aqui nos comentários ou se você tem vontade de cozinhar mas tem algum bloqueio conte para mim o que é que eu faço outro post com mais dicas.

[sgmb id=”1″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>