Qual panela comprar?

Um assunto muito complexo. Não existe uma panela ideal, cada preparado vai precisar de uma panela diferente e especifica, mas aqui estão algumas dicas e informações.

Se você mora sozinho aposte em dois tamanhos de panela, uma pequena para preparar comida para uma ou duas pessoas e outra grande para quando você for cozinhar para mais pessoas, esqueça as panelas de tamanho médio ou compre um conjunto que tem todos os tamanhos e tipos diferentes de panela que você vai precisar.


 

panela-teflon

Teflon – Panelas de teflon originais são caras, mas valem a pena pela questão da facilidade na limpeza. Realmente funcionam no quesito não grudar, o que é necessário no preparo de peixes, por exemplo. Mas Teflon não pode riscar (você já deve ter ouvido isso). Uma vez que o revestimento for riscado ele inicia o processo de liberação de substâncias do antiaderente que podem ser prejudiciais à saúde.

Na verdade qualquer panela com risco seja alumínio, inox ou outro metal, já é considerada um risco a saúde, pois se acredita que a panela riscada solta metal durante o cozimento dos alimentos. Se você procurar por informações na internet sobre esse assunto, o que você provavelmente encontrará são cientistas que endossam essas informações e fabricantes que dizem que não há provas suficientes nesse tipo de alegação.


 

panela-de-aluminio-com-revestimento-de-ceramicaCerâmica – Uma nova tecnologia vem tomando conta das cozinhas, são as panelas feitas de alumínio e com revestimento cerâmico.

Elas prometem ser antiaderentes como as panelas de Tefal, não soltar nenhuma substância durante o cozimento e ter grande retenção de calor, o que ajuda no cozimento rápido dos alimentos. Mas se a sua panela for revestida de um cor clara na parte interna, ela vai amarelar com o uso e riscar se usar utensílios metálicos

Todas as panelas boas e principalmente as com novas tecnologias vem com instruções de uso. Leia atentamente e até guarde se você não tiver boa memória. Siga os conselhos de utilização e de lavagem a risca. Além disso, não armazene uma panela dentro da outra em contato direto. Caso você não tenha espaço em sua cozinha utilize folhas de plástico bolha entre as panelas quando for guardar uma dentro da outra. Eu fiz um saco de plástico bolha para facilitar na hora de guardar. Isso é o mínimo que você deve fazer se quiser investir em boas panelas.


 

cacarola-com-tampa-14-5-litrosaluminio-fortaleza-hotel-551134-202496200Alumínio – Panela de alumino não é o bicho-papão que todos pensam. Não podem ser utilizadas com nenhum utensílio de metal. Não pode riscar, por isso, cuidado também na hora de lavar. Fora isso elas são baratas, cumprem o papel de cozinhar os alimentos, são fáceis de lavar, distribuem bem o calor, são leves e são ideias para frituras e para doces além de outros preparos. Importante não utilizar esse tipo de panela para cozinhar alimentos com muita acidez como, por exemplo, molho de tomate.

Quando eu precisei comprar uma panela para fazer 4/5 litros de caldo, não pensei duas vezes, me joguei em uma panela de alumínio pelo valor e pela facilidade de limpeza.


conjunto-de-panelas-aco-inox-5-pecas-duo-silicone-tramontina-b71f98

Aço Inox – As panelas mais queridinhas dos últimos tempos. Se você não tem um jogo com certeza já pensou em comprar um como a solução de todos os seus problemas culinários paneliticos. Não se iluda com toda a boniteza dessas panelas. Existem vantagens e desvantagens. Ela é bonita (check), são muita duráveis (check), podem ser lavadas em lava-louça automático (check) e se tiverem um fundo triplo são ótimas distribuidoras de calor (check, check, check). Mas se por causa de tanto calor o alimento queimar, senta e chora. Limpar essas fofuras é simplesmente um suplicio. Com o tempo ela vai amarelar em algumas partes e também podem riscar e liberar metal com o uso.

Como um bom conjunto de panelas em inox custa caro se você está pensando em comprar um eu acho muito válido. Caso precise guardar uma dentro da outra para facilitar e otimizar o espaço, use folhas de plástico bolha entre as panelas, não leve a panela ao fogo sem nada dentro por muito tempo, cuidado com o fogo alto para não queimar o alimento e se queimar procure na internet por formas seguras de limpar a sua panela antes de pegar uma colher e começar a raspar o fundo queimado com fúria e ira.


 

le-creuset-panela-laranja-prato-pra-um

 

Existem panelas e existe a Le Creuset. Os produtos desta marca francesa com mais de 80 anos são feitos de ferro e com acabamento esmaltado e são conhecidas pelas cores lindas e nada convencionais para utensílios de cozinha.

Eu tenho panelas e todos os tipos e formas e depois que eu comprei as principais e mais essenciais para o meu uso no dia a dia comecei a investir nas panelas da Le Creuset. Elas são muuuuuuito caras e todas foram compradas em suaves 12 parcelas e só quando estavam em alguma promoção. Elas valem cada centavo que eu ainda estou pagando nas prestações. O calor que é formado dentro dessas panelas e muito alto e o cuidado para não queimar os alimentos tem que ser grande. É muito difícil alguma coisa grudar nela, mas se acontecer foi a mais fácil de limpar que eu já tive a experiência de fazer. Além de tudo são lindas por dentro e por fora e vão do fogão para a mesa.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>