Óleo, manteiga ou azeite? O que usar na cozinha?

Há dúvidas sobre quando usar cada uma dessas gorduras e a diferença entre elas é o que você quer em matéria de sabor e o que vai determinar o uso de cada uma delas.

Óleo – Tem o ponto de queima alto, significa que ele pode ficar bastante tempo no fogo antes de começar a queimar e queimar a sua comida. Tirando o óleo de soja, todos os outros óleos de cozinha não inodoros e não passam nenhum sabor para a comida.

O óleo vegetal queima a 280/300°C

Manteiga – Tem o ponto de queima muito baixo e por isso não pode ficar muito tempo sobre o fogo. Se você quiser dourar um alimento e quer que ele tenha gosto amanteigado a sua opção de gordura vai ser a manteiga, mas você não quer que o alimento queime de jeito nenhum uma boa opção e mesclar manteiga com óleo ou azeite. Sempre duas partes de manteiga para uma de óleo ou azeite. Desta forma você conseguirá dourar mais o alimento sem que ele se queime. Outra opção é usar a amanteiga clarificada.

A manteiga comum queima a 96/120°C

A manteiga clarificada (sem o soro e impurezas ) queima a 180/200°C

Óleo ou manteiga no bolo? – Os dois podem ser usados. Quando o óleo é o ingrediente usado na receita o bolo fica mais compacto e levemente oleoso, apesar de crescer normalmente. Quando o uso na receita é a manteiga o bolo costuma ficar mais leve e fofo.

Não existe uma tabela de conversão da medida de manteiga se quiser substituir por óleo e o ideal é não substituir e usar o que a receita manda.

Azeite – Tem o ponto de queima médio é o mais saudável das três gorduras. Pode ser usado na cozinha para preparar qualquer prato e assim substituir o óleo ou a manteiga em qualquer preparação. O que não é interessante e aquecer o azeite acima de 180°C.

O azeite queima a 180/200°C

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>