O que Einstein disse ao seu cozinheiro

O título desse livro faz você imaginar uma história onde Einstein conversa com o seu cozinheiro sobre a ciência da cozinha. Apesar de que seria bem interessante, o livro em questão não se trata disso e mesmo assim vale a pena ser lido.

O autor Robert L. Wolke é um professor de química e possui a muitos anos uma coluna chamada Food 101 no jornal Washington Post onde responde a questões dos leitores sobre as mais diversas dúvidas relacionadas a culinária e aos processos químicos que envolvem os alimentos. Logo ele tinha uma tonelada de perguntas que em algumas vezes eram as mesmas, ai foi só selecionar essas dúvidas escrever sobre elas e publicar. O livro fez tanto sucesso que logo em seguida foi editado uma continuação que se chama O que Einstein disse ao seu cozinheiro 2.

Com muito humor e receitas que comprovam seu embasamento científico Wolke escreve de forma muito informal e responde a perguntas como:

– Por que a refeição cozida por micro-ondas esfria mais rápido do que a cozida num forno convencional?

– Qual é amaneira melhor e mais rápida de descongelar alimentos congelados?

– Por que os livros de culinária recomendam abrir massa de confeitaria numa superfície de mármore?

– Será que o calor pode fritar um ovo na calçada ou no asfalto?

Entre outras perguntas tão curiosas como essas o livro é mais do que uma leitura obrigatória para os amantes da culinária é também uma livro de consulta para tirar todas as dúvidas e ter melhores resultados na cozinha.

Eu resolvi falar dos dois livros em um mesmo post porque eles são muito parecidos em estrutura. O segundo segue a mesma linha de respostas a perguntas como no primeiro e as vezes você tem a impressão de já ter lido no primeiro livro alguma informação que está sendo apresentada no segundo, mas isso acontece somente algumas vezes. A ideia do segundo é dar continuidade a outras questões que ficaram de fora da edição do primeiro livro.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>