Manteiga ou Margarina

A manteiga foi endemoniada a alguns anos atras por conter muita gordura e ser uma das causadoras da obesidade. Como uma alternativa a margarida se popularizou. Mas o que é margarina?

Margarina é termo genérico para identificar gorduras alimentares de origem vegetal usadas em substituição da manteiga.

Em 1860, o imperador Napoleão III da França ofereceu uma recompensa a quem conseguisse encontrar um substituto satisfatório e mais barato para a manteiga, para as classes sociais baixas e para o exército. Então, em 1869 , o químico Hippolyte Mège-Mouriés inventou uma substância a que chamou oleomargarina (mais tarde margarina), que preparou com gordura de vaca, à qual extraía a porção líquida sob pressão e depois deixando-a solidificar; em combinação com butirina e água resulta substituto para a manteiga, com sabor similar.

Durante muito tempo pensou-se que a margarina era mais saudável que a manteiga, mas atualmente existe controvérsia sobre este tema. Contudo esse pensamento foi contestado ao verificar-se que a margarina continha uma maior proporção de gorduras trans que a manteiga, produzidas na hidrogenação parcial, e vários estudos demonstraram que existe uma relação entre as dietas altas em gorduras trans e as doenças do coração, concluindo-se que a margarina é pior em termos de nutrição que a manteiga.

Fonte (wikipidia)

A manteiga, assim como a margarina, hoje em dia é feita através de processos industriais que por sua vez tem licença para adicionar corantes, emulsificantes, espessantes, flavorizantes, umectantes, aromatizantes, etc.

Falando do lado da nutrição o consumo de ambos tem que ser moderado. Agora falando do lado culinário ou gastronômico o uso da margarina é totalmente vetado. O motivo é que a margarina é considerada um substituto inferior da manteiga e não tem as propriedades naturais como a gordura e o sabor que muitas vezes fazem a diferença no resultado final do prato.

Eu sempre utilizo manteiga nas receitas que eu executo e sempre tenho na geladeira e fora dela. Como eu cozinho com uma certa frequência, nunca aconteceu da manteiga ficar rançosa. Dê preferencia para manteigas de boa qualidade e as de marca argentinas são uma ótima opção. Aqui tem uma dica maravilhosa de manteiga temperada que vai salvar a sua vida na cozinha sempre que estiver sem tempo de cozinhar

Para mais informações sobre as diferenças entre manteiga e margarida tem um vídeo bem legal com muitas informações esclarecedoras, mas lembre-se o importante não é se você prefere um ou o outro, o importante é ser feliz e ter saúde, claro!

[sgmb id=”1″]

 

2 thoughts on “Manteiga ou Margarina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>