Livro O Atlas Gastronômico

Você entra em uma livraria e na área de gastronomia encontra livros com receitas de quase todo o mundo, principalmente da França e da Itália. Mas o que você gostaria era de levar para casa um livro que falasse sobre receitas de literalmente todo o mundo, principalmente de países menos conhecidos pela sua culinária. Se o seu interesse é dar uma volta ao mundo pela gastronomia de diversos países, conhecendo cada região e entendendo como e porque cada pedaço do mundo se alimenta, não saia da livraria sem O Atlas Gastronômico.

A autora Mina Holland é uma jornalista britânica, editora do suplemento de gastronomia e vinhos do diário The Guardian, passa pelas tais 39 cozinhas internacionais, que podem ser de uma região ou de um país. O Altas Gastronómico — vencedor da edição de 2015 de Melhor Livro de Viagens Culinário atribuído pela Gourmand World Cookbook Awards — explica as razões pelas quais num país se come de determinada maneira ao mesmo tempo que mostra como ingredientes e sabores se cruzam pelo mundo, às vezes de forma inesperada.

Mina envolve o leitor no aroma do curry vermelho tailandês, na mistura de salsinha e hortelã do Oriente Médio e nos queijos e manteigas franceses. É um banquete em 384 páginas.

Ela não deixa de colocar o Brasil no mapa da gastronomia mundial. Cita Oswald de Andrade e Alex Atala em seu livro e dá receitas de feijoada, bobó de camarão e mousse de chocolate com grué de cacau.

Esse é o primeiro livro de Mina e em breve ela lançará um segundo título no Reino Unido, sobre receitas e costumes passados oralmente de geração para geração. De certa forma, é uma continuidade: “O Atlas Gastronômico” é dedicado às suas avós.

Eu ainda não consegui terminar de ler o meu exemplar, a todo momento eu paro para testar as receitas que são maravilhosas e em breve vou postar algumas aqui.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>