Livro Não é Sopa com Sagu no Vinho Branco

capa-do-livro-não-é-sopa-nina-hortaEste livro reúne crônicas e receitas culinárias que Nina Horta vem publicando na Folha de S. Paulo desde 1987. É um livro delicioso onde o texto rouba a cena e deixa as receitas em segundo plano. Além de colunista da Folha a mais de 25 anos Nina Horta tem muita experiência na cozinha comandando o Bufê Ginger.

“Não é Sopa” foi publicado em 1995, mas eu o li no ano passado assim que eu soube que a autora estava lançando um novo livro chamado “O Frango Ensopado da Minha Mãe”, outra coletânea de suas crônicas mais recentes na Folha. E mesmo o livro sendo da década de 90 com histórias das antigas em nada ele fica a dever de atual, mesmo porquê o tom do livro é leve e divertido e diversão e comida são atemporais.

Logo no primeiro capitulo Nina fala sobre sagu que para mim é sabor de infância, ai já me pegou pelo afetivo. Assim que eu acabei de ler esse capitulo fui comprar os ingredientes para fazer um doce de sagu. Qual não foi a decepção comigo mesma quando eu percebi que apesar de adorar sagu, nunca havia preparado nada com ele. Na hora eu joguei o coitado do sagu dentro do vinho e nada dela ficar macio, nem por decreto. Fui estudar mais sobre o assunto para entender que sagu tem que ficar de molho antes de ser introduzido em algum líquido para dar sabor, ou tem que cozinhar em água fervente para acelerar o processo.

Ler um livro é bom para estimular a curiosidade e criatividade na cozinha. Nada como um bom livro para fazer a gente sair do conforto e se jogar em algo diferente como fazer um doce com sagu pela primeira vez.

O livro resultou na receita abaixo de sagu com vinho branco, super cítrico e refrescante para o verão. Obrigada Nina!

sagu-com-vinho-branco-e-limao

Ingredientes para duas taças:

  • 100 g de sagu
  • 3 litros de água
  • 1/2 garrafa de vinho branco
  • 100 g de açúcar
  • raspas de um limão, se tiver limão siciliano use também
  • raspas de uma laranja

Brinque com as raspas e coloque do que quiser ou em quantidades diferentes para variar o sabor.

Preparo:

  1. Leve a água ao fogo alto até ferver.
  2. Quando levantar fervura abaixe o fogo e introduza o sagu na panela para cozinhar até ficar transparente por fora e com o centro ainda opaco. Cozinha por volta de uma hora, mas tudo depende do seu fogão.
  3. Enquanto isso: leve o vinho branco ao fogo alto com o açúcar e as raspas de limão e laranja. Mexa até dissolver o açúcar e quando começar a ferver, desligue o fogo.
  4. Tampe a panela e deixe o vinho pegar os sabores das raspas ficando em infusão.
  5. Escorra o sagu usando uma peneira e passe as bolinhas de sagu por água fria para tirar um pouco da goma. Cuidado com o força da água para não levar o sagu embora ralo a baixo.
  6. Deixe o sagu escorrendo e passe o vinho também por uma peneira para retirar as raspas.
  7. Volte o vinho ao fogo e coloque o sagu junto para terminar de cozinhar e ficar totalmente macio.
  8. Experimente para saber se o centro já está totalmente cozido e macio. Quando estiver é só retirar do fogo, esperar esfriar um pouco e colocar em taças e levar a geladeira. Servir bem gelado.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>