Julie & Julia

Julie e Julia é um filme inspirado em duas histórias reais e foi o primeiro grande filme americano baseado em um blog. O roteiro foi escrito por Nora Ephron que também dirigiu o filme e foi o último dela antes da sua morte em 2012.

O filme mostra os contrastes entre a vida da chef americana Julia Child em seus primeiros anos de sua carreira culinária em Paris nos anos 50, e a vida da jovem Julie Powell, que mora em Nova York nos anos 2000 e aspira cozinhar todas as 524 receitas do mais importante livro culinário de Julia Child em 365 dias. Um desafio que ela transporta para um blog em posts diários. O blog faz muito sucesso e ela acaba por se tornar uma escritora e publica um livro baseado na experiência.

O filme rendeu inúmeras indicações aos mais importantes prêmios cinematográficos e muitos prêmios a Merryl Stripe que faz o papel de Julia Child magistralmente.

Para mim o filme não se trata somente sobre culinária, mas é a história de como a cozinha transformou a vida dessas duas mulheres.

Julia Child se tornou uma referência na história da culinária americana quando co-escreveu um dos livros mais importantes da gastronomia. Mastering the Art of French Cooking foi o decodificador das técnicas culinárias francesas para o mercado americano de donas de casa, que até então não tinham nenhum livro sobre a real culinária francesa em inglês. O sucesso do livro foi tão grande que Julia Child acabou ganhando um programa de televisão que ficou durante 10 anos no ar e foi o primeiro programa culinário que realmente fazia as receitas em tempo real. Todas as técnicas de filmagem que hoje encontramos em programas culinários foram criados por Julia Child e pelo diretor do programa entre os anos de 1963 e 1973 no famoso The French Chef.

Em 2002 Julie Powell era uma jovem escritora em um emprego não muito agradável em um call center que recebe telefonemas de vitimas e de famílias de vitimas do atentado de 11 de setembro. Desejando ter uma válvula de escape para amenizar o estresse ela se volta para a cozinha e transforma esse hobby em um desafio que será relatado em um blog. O desafio é cozinhar todas as receitas do livro de Julia Child em um ano. Durante esse processo Julie se torna conhecida através do blog e em uma matéria veiculada no The New York Times ela ganha mais projeção e o blog torna-se um livro, Julie & Julia: 365 Days, 524 Recipes. 

Julie & Julia está entre os meus filmes preferidos, não somente entre os filmes de culinária, mas entre todos os gêneros. Um filme que mostra como a culinária é uma parte importante na vida das pessoas e como ela pode fazer toda a diferença entre aqueles que a levam a serio.

Existem muitos vídeos na internet com os episódios do original programa The French Chef da Julia Child. Vale muito a pena assistir aos vídeos. Não somente pela curiosidade de ver a verdadeira Julia Child em ação, que era engraçadíssima, mas também pelas aulas sobre gastronomia francesa com muitos detalhes nas explicações dos ingredientes e das técnicas culinárias. A aula sobre omelete é uma obrigação a ser assistida.

Bon Appetit!

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>