Intoxicação Alimentar no Verão

Uma das consequências negativas do verão é a intoxicação alimentar.  Muitas pessoas não cuidam com o que comem, ainda exageram na comilança, ingerem grande quantidade de produtos gelados, e ai a tendência é que o corpo não aguente e dê como resposta alguns sintomas.

De acordo com Fred Chao, representante do Centro de Auto Educação Vitalícia de Curitiba, o Clorofila, é muito comum que isso aconteça nesse período do ano por conta da mudança da rotina alimentar das pessoas. Nas praias, por exemplo, os banhistas ingerem mais refrigerante, doces, excesso de frutas e demais produtos gordurosos, e esses alimentos são uma das principais causas para esse problema.  “Esse tipo de alimentação esfria e dilata o organismo, e por isso o corpo responde com diarreia e vômitos”, explica.

Com base na medicina tradicional oriental, quando há uma intoxicação alimentar é porque tem algo de errado no organismo.  Então,  para Chao, o primeiro passo é aguardar que o corpo elimine todas essas toxinas. O certo é esperar que se limpe tudo para depois  cuidar da recuperação. E para isso, existem vários produtos naturais e algumas técnicas que ajudam a repor as energias:

 

  • O nogui e folha de goiaba são ótimas opções para segurar o intestino solto. Eles devem ser ingeridos como chás.
  • A araruta é uma raiz que ajuda a combater diarreia. É um amido de raiz que deve ser servido como creme.
  • O umeboshi é uma ameixa oriental que também tem os mesmos benefícios. Ajuda segurar o intestino e é uma ótima fruta para o momento de recuperação.
  • E a técnica do aquecimento abdominal é uma boa opção para acalmar o organismo. Deve-se esquentar o sal em uma frigideira, colocar dentro de um pano, para assim apoia-lo em cima do intestino, logo abaixo do umbigo. O sal deve ser escolhido porque ele esquenta, não derrete e ainda segura o calor.

 

Essas dicas são baseadas nos ensinamentos do professor Tomio Kikuchi e na alimentação micromacrobiótica. Para mais informações, o Centro de Auto Educação Vitalícia está de portas abertas para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

 

SERVIÇO

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1110, Centro. – Curitiba – PR

Horário de funcionamento: 09H às 18h30.

Telefone do estabelecimento: (41) 3322-9597

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>