Filme a Festa de Babette

https://youtu.be/H5w9skKcdnAA festa de Babette, (Babette´s Feast em inglês e Babettes Gæstebud nome original), é um filme de 1987 ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro 1988. Dirigido por Gabriel Axel o filme franco-dinamarquês é uma adaptação de um conto da escritora dinamarquesa Karen Blixen escritora do livro A fazenda africana que serviu de inspiração para o roteiro do filme Entre dois Amores, ganhador de 7 Oscar, incluindo o de melhor filme e diretor.O filme se passa em um vilarejo na Dinamarca no ano de 1871. Babette chega a esse vilarejo fugindo da guerra civil francesa que já havia vitimado o seu marido e filhos e consegue abrigo permanente na casa das irmãs luteranas Martine e Filippa. Babette passa a servir as irmãs que vivem de forma simples e sem muitos recursos cozinhando e fazendo a limpeza da casa.

Os anos se passam e Babette passa a ser uma das pessoas mais queridas do vilarejo. Assim como as irmãs que a abrigam, Babette também cozinha e serve a todos os necessitados da comunidade, principalmente os mais idosos.

Um dia Babette recebe a notícia que ganhou na loteria francesa 100 mil francos e pede para Martine e Filippa que a deixe preparar um jantar tipicamente francês para homenagear os 100 anos do nascimento do pai delas, o pastor luterano e líder religioso da região.

As duas irmãs não querem contrariar Babette que por tantos anos estava sendo muito útil a elas e a todos no vilarejo, mas temiam cair na tentação da gula e contrariar um dos mais valiosos ensinamentos do pai que era do de comer somente o necessário para viver.

As cenas dos ingredientes chegando ao vilarejo, que incluem codornas e uma tartaruga viva, poem as irmãs e os convidados, todos muito religiosos, em perplexidade. Em conjunto eles resolvem comparecer ao jantar para agradar a Babette, mas não iriam “sentir o sabor” de nada que colocassem na boca para não contradizer os ensinamentos religiosos do pastor.

O maior e melhor momento do filme é a confecção do jantar que inclui a mesa posta a francesa e vinho e champagne francesa.

No menu: “sopa de tartaruga, blinis de caviar demidorf, cailles sarcophage, babá ao rum, frutas frescas, champagne Vve Clicquot, vinho Clos des Vougeot” …Servidos com todo requinte.

Ao fim do banquete todos estavam extasiados, “alimentados de corpo e alma”. Babette então revela seu maior segredo, era ela a cozinheira do Café Anglais, e gastou todo o dinheiro recebido da loteria com o jantar, mostrando assim que abdicaria de uma vida luxuosa na França para permanecer ali.

O Café Anglais foi um famoso restaurante que havia em Paris (funcionou de 1802 a 1913) e era conhecido pelos jantares e banquetes requintados e extremamente caros.

Eu me lembro de ter assistido a esse filme na década de 80 e ficar extasiada com o banquete preparado e servido. Esse foi o meu primeiro contato com uma cozinha profissional e eu me apaixonei.

O filme virou cult e tem sido tema de festas e jantares onde as pessoas tentam recriar as receitas e o clima das cenas do banquete.

Receita do filme: Codornas recheadas em sarcófago de massa folhada o prato ícone do filme.

Mais receitas do filme a Festa de Babette em inglês

 

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>