Dicas e Truques para o Microondas

A dupla freezer mais microondas são os salva vidas e salva tempo de qualquer pessoa, especialmente de quem mora mora sozinho. Mas será que o microondas só serve para esquentar ou descongelar alimentos? Eu já vi chefes de cozinha utilizando o microondas como parte do processo de cozimentos para pratos super requintados. Com certeza é possível extrair mais usos do seu microondas do que você imagina. Vai ai algumas dicas.

  • Bacon frito no microondas e sem sujeira. Basta forrar um prato de vidro com com folhas de papel toalha. Ponha as fatias lado a lado e cubra com mais papel. Leve ao microondas em potência alta por quatro minutos e deixe descansar mais dois minutos. Retire o papel e sirva.

  • Frango assado douradinho. Use uma mistura de três colheres de sopa de maionese com duas colheres de sopa de shoyu. Passe em toda a parte externa do frango e ele para assar no microondas.


  • Arroz soltinho. Doure a cebola com óleo num refratário por um minuto. Retire do microondas, coloque o arroz com a água e o sal, mexa e volte o refratário ao forno. Cozinhe por 15 minutos ou até que a água seque totalmente.


  • Assar batatas. Fure a casca delas com um garfo em vários lugares. Assim o vapor escapa durante o cozimento, evitando que a casca se rompa. Coloque as batatas em um refratário e eleve ao forno de microondas em potência alta, sem tampar, por dez minutos.


  • Espinafre, vagem, couve-flor e brócolis. Esses vegetais retêm maior quantidade de  vitaminas C e D quando preparados no microondas, pois cozinham em menos tempo e pouca água em um refratário tampado.


  • Secar ervas frescas. Para secar ervas no microondas, basta lavar e secar muito bem as ervas. Separe as folhas do talo e forre o prato do microondas com papel toalha. Espalhe as ervas sobre o papel, deixando o centro livre. Leve ao microondas em potência alta. O tempo varia de acordo com cada erva: salsa, coentro, cebolinha, manjericão e hortelã levam de três a quatro minutos. Orégano, dois a três minutos. Louro de três a cinco minutos. Depois de secas, guarde-as em potes bem fechados.


  • Bolos ganham cor e sabor se a forma for forrada com geleia, goiabada derretida ou frutas carameladas (tipo bolo invertido) antes de receber a massa.


  • Para um microondas sempre limpo toda vez que cozinhar, use recipientes com tampa e limpe os respingos logo após o uso. Se ficar algum odor, ponha 250 ml de água com duas fatias de limão em um refratário e aqueça em potência alta por três minutos. Depois seque por dentro.

Há quem pense que o microondas serve somente para descongelar ou aquecer alimentos, mas é possível fazer qualquer receita usando o microondas. Em princípio basta encurtar o tempo do 50% da receita original. Se um prato precisa de 60 minutos em um forno convencional, vai ficar 30 minutos no microondas. Só não se esqueça de que os alimentos continuam cozinhando depois que o aparelho é desligado. Por isso, observe o tempo de espera. Dica valiosa é reduzir a quantidade de líquido do preparo de alimentos crus. pois a evaporação será menos no cozimento do microondas.

Fonte: Claudia Cozinha Truques e Técnicas

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>