Creme de leite fresco ou de caixinha

Novamente a mesma questão da manteiga ou margarina, agora vamos colocar na berlinda o creme de leite. Usar o fresco ou o de caixinha.

Para começar os dois diferem na questão da gordura, o de caixinha tem bem menos gordura do que o creme de leite fresco, então se na receita pedir creme de leite fresco é porque a receita precisa da gordura que o creme de leite de caixinha não tem. É por isso que não é possível fazer chantili com creme de leite de caixinha, por exemplo.

Os dois produtos passam por pasteurização, mas o de caixinha passa por um processo chamado UHT (Ultra-High Temperature, Temperatura Ultra Alta) que faz com que o creme de leite dure mais dentro da embalagem fechada, o que não acontece com o creme de leite fresco que perde a validade muito rapidamente mesmo sem abrir a embalagem.

Outra informação importante é que o creme de leite fresco pode ir ao fogo e alcançar o ponto de fervura enquanto o de caixinha pode vir a talhar se entrar em ebulição.

O Vitor Hugo do site Prato Fundo já fez um post escrevendo todos os aspectos das diferenças entre os produtos a base de creme de leite incluindo os produtos que não temos aqui no Brasil, mas que achamos com frequência em receitas americanas ou europeias.

Eu sempre dou preferencia pelo creme de leite fresco e vou postar aqui algumas receitas onde você pode aproveitar o creme de leite antes dele estragar ou usando o creme de leite depois que ele azede como a receita de frango com creme de leite azedo.

A questão em torno de margarinas e creme de leite de caixinha recai sobre o seguinte aspecto: Se você deseja um prato perfeito em sabor, textura e aparência use os produtos certos e não os substitua por similares ou produtos sem qualidade.

Como comprar creme de leite fresco?

Chacoalhando. Isso mesmo, a marca não faz tanta diferença o ideal é que ele esteja bem liquido. Com o passar dos dias o creme de leite começa a ficar mais espesso, isso significa que ele está mais velho do que fresco e mais próximo da perder a validade.

[sgmb id=”1″]

2 thoughts on “Creme de leite fresco ou de caixinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>