Pão de Soro de Leite Caseiro

Eita que receita de pão é sucesso na certa. Todo mundo adora pão, ainda mais saindo quentinho do forno deixando aquele cheiro de pão pela casa. Eu sei que é mais fácil ir na padaria comprar pão, mas quem sabe você não tem um tempinho no fim de semana e faz essa receita que é bem fácil. Não vai precisar sovar a massa é só precisa de 40 minutos de descanso.

Essa receita rende dois pães pequenos. Pode ser um grande, não tem problema em usar somente uma forma grande, mas eu faço dois porque um eu congelo enquanto como o outro. Faço isso porque o pão dura em média só 5 dias. Para congelar é só esperar o pão esfriar e colocar ele em um saco de plástico para freezer e levar ao congelador. Dura 3 meses congelado.

O soro que vai ser usado na receita é aquela aguinha que fica junto do queijo fresco quando você o compra no mercado, é aquela água que a gente joga fora quando abre a embalagem. O meu soro eu tirei da receita de Cream Cheese.

Espero que vocês gostem da receita e se fizer o pão não deixe de fotografar ela para mim, postar no instagram e marcar o @pratopraum.

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras de soro de queijo fresco
  • 1/2 pacote de fermento em pó para pão (fermento biológico)
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de sal
  • 400 g de farinha de trigo

Preparo:

  1. Primeiro vamos ativar o fermento utilizando 1/2 xícara de soro. Aqueça o soro até que a temperatura chegue ao morno. O soro não pode estar fervendo, para saber se a temperatura está perfeita, coloque o seu dedo dentro do soro aquecido e a sensação será de conforto. Caso você não consiga manter o dedo dentro do soro é porque a temperatura está acima do aconselhável. Neste caso espere o soro esfriar um pouco até que a temperatura chegue ao morno.
  2. Adicione ao soro aquecido o açúcar e o fermento biológico seco. Misture para dissolver o fermento e reserve por 10 a 15 minutos. Esse é o tempo em que o fermento vai ser ativado e formará uma espuma. Caso a espuma não se forme é porque o fermento não se ativou. Pode ser porque o fermento não está bom, ou fora da data de validade, ou porque o soro estava com a temperatura muito alta e matou as leveduras do fermento. Neste caso tente novamente antes de proceder com a receita.
  3. No copo do liquidificador misture o resto do soro (1 xícara), o ovo, o óleo, e todo o liquido onde está o fermento ativo e o açúcar. Bata para misturar bem.
  4. Coloque o liquido todo batido no liquidificar em uma vasilha bem grande.
  5. Misture o sal a farinha de trigo e peneire essa mistura ao liquido dividindo em três partes. Misture bem entre cada adição de farinha. Eu peneiro a farinha para facilitar a mistura e não empelotar a massa.
  6. A massa vai ficar bem liquida parecida com a massa de bolo. Não vai ser necessário sovar essa massa. Agora divida a massa entre duas formas para pão ou para bolo inglês pequenas de aproximadamente 17 x 10 x 5 cm untadas com manteiga e farinha. Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Quando faltar 15 minutos para terminar o tempo do descanso, ligue o forno a 180°C.
  7. A massa não vai crescer muito neste período de descanso, não se preocupe se a sua massa não crescer nada, é normal. Leve ao forno após os 40 minutos de descanso e asse por 30 minutos ou até que os pães estão corados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.