Strogonoff de Carne Para Um

Strogonoff ou estrogonofe é tão popular quanto feijoada no Brasil. A receita de origem russa com carne em pedaços, creme de leite, cebola e sal é muito parecida com a que fazemos hoje em dia apesar da receita ser datada entre 1600 e 1700. Ela foi popularizada com a saída das famílias mais ricas da Russia no ano de 1917 quando a revolução explodiu e essas famílias se espalharam pela Europa. A utilização do ketchup foi um toque dado, lógico, pelos americanos.

Uma ótima alternativa para fazer render uma porção pequena de carne, essa receita normalmente é preparada quando tem muita gente para servir, mas eu vou postar essa receita de strogonoff para uma pessoa que se for servido com arroz e batata palha, com certeza vai dar para duas pessoas. Aqui tem uma receita de mini strogonoff de frango.

Ingredientes:

  • de 200 a 250g de carne em pedaços (file mignon ou miolo de alcatra) de preferencia não gelada
  • 1 colher de sopa de manteiga ou azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • 100 g de Champions de Paris (eu usei 3 cogumelos shitake picados, era o que tinha em casa e ficou uma delícia)
  • 1 xícara de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha)
  • Sal e pimenta

Preparo:

  1. Aqueça um frigideira com a borda alta e derreta a manteiga ou aqueça o azeite.
  2. Coloque metade da quantidade da carne para selar na manteiga e quando estiver pronta retire para selar o resto da carne. Fazer a carne aos poucos é importante para não formar água proveniente da carne na frigideira e a carne acabar cozinhando no lugar de fritar. Aquela camada queimadinha no fundo da frigideira será muito importante para o resto do preparo da receita. É ela quem vai dar um sabor especial ao strogonoff.
  3. Depois de selar a carne, abaixe o fogo e coloque um pouco mais de manteiga ou azeite se desejar na frigideira e refogue a cebola, quando a cebola estiver transparente junte o alho picado que em 2 minutos de cozimento estará no ponto.
  4. Junte a cebola e o alho o extrato de tomate e use uma colher de pau ou uma espatula para raspar o fundo da frigideira e incorporar esse queimadinho ao cozimento.
  5. Junte o ketchup e misture tudo.
  6. Volte a carne a frigideira, misture bem e acrescente o conhaque, misture mais um vez.
  7. Acrescente os cogumelos, misture e acrescente o creme de leite. Se for fresco pode deixar ferver, mas se for o de caixinha ou lata não pode deixar ferver, porque ele vai talhar.
  8. Deixe cozinhar por uns 3 minutinhos e já está pronto para servir.

 

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>