Frango à Kiev

Essa receita vem de encontro com outra receita que eu já postei no blog. A receita de manteiga temperada, ou manteiga com ervas que é mais do que uma receita é uma super dica para ter sempre na geladeira (ou freezer).

Nesse caso a manteiga vai se tornar um recheio para transformar um simples peito de frango em uma refeição muito saborosa. O frango vai ficar macio e úmido.

Ingredientes:

  • 1 peito de frango daqueles bem grossos
  • manteiga temperada
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de farinha de rosca ou farinha de mandioca
  • óleo para fritar
  • Sal e pimenta para temperar

Preparo:

  1. Aqueça o forno a 200°C.
  2. Faça um incisão com uma faca bem pontiaguda na parte mais grossa do filé de frango abrindo uma área oca dentro dele onde iremos colocar a manteiga. Muito cuidado para não furar o frango em nenhum lugar para a manteiga não escapar.
  3. Tempere o frango com o sal e a pimenta por fora e coloque a manteiga dentro da incisão. Não precisa colocar toda a manteiga, insira o que couber.
  4. Feche a parte aberta pressionando as bordas ou use um palito de dentes.
  5. Passe o filé de frango na farinha de trigo.
  6. Depois pesse ele pelo ovo batido e por último passe na farinha de rosca.
  7. Aqueça o óleo e frite cada lado do frango*.
  8. Transfira para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos**.

* Na receita original o frango tem que ser frito no método de imersão. Ou seja, precisamos colocar o frango todo dentro do óleo quente, mas como eu tenho horror a fritura, assim como você, eu optei por colocar uma camada de óleo que chegou até a metade do filé de frango e ai eu fritei cada lado. Desta forma fiz menos sujeira, não me queimei com o óleo espirrando e não desperdicei óleo com fritura. Deu certo.

** Como o frango é uma proteína, caso ele fique muito tempo cozinhando, o resultado será uma carne com textura de borracha (dura). No caso de um filé de frango alto (grosso) como o que estamos usando nessa receita, somente o cozimento via óleo não será o suficiente para cozinhar o frango por dentro. Então fritamos no óleo somente o suficiente para dourar o frango por fora e terminamos o cozimento no forno. Assim o frango ficará perfeitamente bem cozido por dentro e ainda assim muito macio e suculento.

Aqui tem uma outra forma de fazer o frango à Kiev a moda da Carla Pernambuco. Nessa receita o frango vai ser recheado com queijo. Vale a pena ver.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>