Escondidinho pra um

escondidinho-de-carne-prato-pra-um

Escondidinho é um prato ótimo para se fazer em casa. Ele já inclui uma carne e um acompanhamento no mesmo prato e pode ser feito com algumas sobras que você tem na geladeira além de ser fácil de preparar.

Eu estou sempre preocupada em consumir tudo o que tem na geladeira para não deixar nada ir para o lixo, não é tarefa fácil, mas as vezes o que restou do preparado de dois pratos diferentes pode se tornar uma refeição ainda mais gostosa que as originais.

Para o escondidinho eu usei a carne moída refogada que sobrou da receita de lasanha e a batata doce da receita de ceviche. A combinação da carne bem temperada com o docinho da batata doce ficou divino. Eu quero muito que você tente em casa essa combinação, mas tem muitas outras opções como o uso da batata normal para a mesma receita. Também fiz um vídeo mostrando como fazer o purê de batata para aqueles que nunca se aventuraram a fazer um.

Ingredientes:

  • Mais ou menos 1 xícara de carne moída já refogada
  • 1 xícara de molho de tomate
  • sal e pimenta
  • 2 batatas doce pequenas (ou 1 grande)
  • leite
  • manteiga
  • queijo ralado

Preparo:

  1. Eu misturei a carne com um pouco de molho de tomate para que ela ficasse mais úmida e aproveitei para temperar um pouco mais com sal e pimenta.
  2. Fiz o purê de batata doce cozinhando as batatas em água fervente até elas ficarem bem, bem macias. Já cozinhei as batatas descascadas, para quando tirar da água poder com um garfo ou o espremedor amassar enquanto elas estão quentes.
  3. Depois que as batatas foram amassados com o garfo ou com o espremedor de batata eu volto essa massa de batata para a panela e acendo o fogo em temperatura média.
  4. Vou adicionando leite aos poucos assim como a manteiga e misturando até os dois se incorporarem a massa de batata e o purê ficar bem molinho. O leite e a manteiga você coloca o quanto quiser, quanto mais leite e manteiga o purê tiver mais mole ele será, ai fica a seu gosto. Nessa receita eu coloquei 1/2 xícara de leite e uma colher de sopa bem cheia de manteiga.
  5. Tempere o purê com sal e pimenta.
  6. Monte o escondidinho colocando em um refratário que possa ir ao forno a carne no fundo e o purê em cima. Cubra o purê com o queijo ralado e leve ao forno pre aquecido em 190°C  para gratinar.

[sgmb id=”1″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>