Escondidinho Caipira

escondidinho-caipira-com-frango

Eu adora a combinação de creme de milho e frango. Acho que um foram feitos para o outro, e fazer creme de milho é muito fácil. Aproveitei o carne do frango que restou da receita de frango assado marinado no creme azedo e fiz essa receita. Só precisei fazer o creme de milho, o frango, que já estava pronto, eu só desfiei. Mas se você for preparar o frango é só temperar um filé e grelhar, depois desfia com um garfo e uma faca para compor esse escondidinho caipira.

Ingredientes:

  • 1 xícara de frango já cozido, temperado e desfiado
  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite frio
  • 1/2 xícara de milho verde cozido ou de lata, pode ser o congelado também
  • sal, pimenta e noz-moscada para temperar

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 200°C.
  2. Em uma forma pequena que pode ser levada ao forno coloque o frango desfiado forrando todo o fundo da forma. – Usei uma forma que tem 10 cm de diâmetro e 6 cm de altura
  3. Leve uma panela pequena ao fogo baixo e derreta a manteiga
  4. Quando a manteiga estiver derretida coloque a farinha de trigo e mexa para misturar a farinha na manteiga. Mexa por aproximadamente 30 segundo. Tempo suficiente do trigo cozinhar e o creme não ficar com gosto de farinha.
  5. Desligue o fogo e comece a adicionar o leite aos poucos enquanto mexe para não empelotar, coloque aproximadamente 1/4 de xícara de leite por vez e só coloque mais leite quando o leite for totalmente absorvido pela mistura de farinha e manteiga.
  6. Quando terminar de colocar o leite a mistura estará bem liquida . Volte a ligar o fogo e continue mexendo até engrossar um pouco.
  7. Com uma colher de metal faça o teste para ver se o creme já está na consistência correta que é a de napé leve. Mergulhe a colher no creme e passe o dedo nas costas da colher, se abrir uma linha limpa na colher e o creme não escorrer totalmente, está no ponto certo.
  8. Acrescente o milho e cozinhe, mexendo sempre, mais alguns minutinhos.
  9. Opcionalmente você pode bater o creme para incorporar o milho. Eu costumo fazer isso usando um mixer direto na panela e não bato muito para o milho ainda ficar em pedaços pequenos. Pode-se levar o creme ao liquidificar para bater e também pode deixar o creme com os grãos de milho inteiros.
  10. Depois de bater o creme com o mixer eu achei que ele ficou muito grosso e acrescentei um pouco mais de leite.
  11. No final tempere com o sal e a pimenta. Eu adoro noz-moscada e usei também para temperar.
  12. Coloque o creme sobre o frango desfiado que já está na forma e se quiser use um pouco de queijo ralado para finalizar. Leve ao forno preaquecido até o escondidinho ficar gratinado.
  13. Tire do forno e sirva quentinho.

[sgmb id=”1″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>