Carne Oriental Para Um

Adoro comida asiática é essa receita é bem fácil. Eu consegui fazer com ingredientes que são comum aqui no Brasil. Se você curtiu a receita do macarrão apimentado feito com miojo que tem essa pegada oriental, com certeza vai adorar essa carne que também leva shoyu e no lugar do mel vai açúcar mascavo. Para completar a receita de carne oriental não poderia faltar o gengibre e um pouco de saque.

Eu usei um bife de coxão-mole cortado em tiras, cerca de 200g, mas você pode usar a carne que quiser. Para acompanhar um arroz branco simples e gostoso já que o bife vai ter ficar com um molho bem delicioso e super rico em temperos asiáticos.

Ingredientes:

  • 1 bife de carne vermelha (patinho, colchão-mole, fraldinha) cerca de 200g
  • 1 dente de alho picado
  • 1 pedaço de gengibre do tamanho do dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Óleo vegetal
  • 1/4 xícara de molho de soja
  • 1/4 xícara de água
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de saque ou saque mirin
  • Para decorar e adicionar mais sabor ao prato você pode usar cebolinha verde ou salsinha picadas.

Preparo:

  1. Empane os pedaços de carne no amido de milho e deixe descansar por 10 minutos. A carne vai absolver o amido.
  2. Em uma panela pequena e de borda alta esquente 2 colheres de sopa de óleo vegetal e doure o alho e o gengibre. Abaixe o fogo e adicione o molho de soja e a água. Cuidado quando for adicionar o molho e a água dentro da panela, porque o óleo quente vai espirrar quando entrar em contato com os ingredientes frios. Misture e adicione o açúcar mascavo, misture mais uma vez e aumente o fogo para médio e deixe cozinhar por 3 minutos sem mexer. Retire o molho do fogo e reserve.
  3. Em uma frigideira esquente um pouco de óleo vegetal e frite os pedaços de carne. Frite todos os lados dos pedaços de carne de forma a selar a carne, mas sem cozinhar a carne por dentro.
  4. Retire os pedaços de  carne com a escumadeira ou um pegador e reserve os resíduos do fundo da panela.
  5. Coloque o molho reservado de shoyu na frigideira e assim que o molho começar a borbulhar inclua o saque. Use uma colher de madeira para raspar o fundo da frigideira e misturar todos os ingredientes.
  6. Inclua a carne nessa frigideira. O amido de milho da carne irá se misturar ao molho que ficará mais grosso e irá envolver a carne. Esse processo deve demorar 1 minutinho.
  7. A carne está pronta. Sirva com arroz branco e decore com a cebolinha ou salsinha.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>