Bacalhoada Pra Um

Já faz um ano, mais ou menos, que eu conheci o bacalhau que é vendido no mercado congelado e sem sal, o que facilita muito a vida quando vamos cozinhar um prato e não queremos perder 48 horas com a desalga do peixe. No mercado já encontrei esse bacalhau congelado em diversas formas. Em postas sem pele e sem espinhos (mais caro) em lascas como o que eu usei na receita do mini risoto de bacalhau e esse último com pele e espinho que estava com um preço ótimo e com metade dele eu vou fazer essa bacalhoada para uma pessoa. Agora, sempre que vou ao mercado dou uma passada nos congelados para ver se tem algum em promoção.

Ingredientes:

  • 1 batata grande cortada em rodelas
  • 1 posta de bacalhau com ou sem espinho e pele
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • azeite
  • 1/4 de xícara de vinho branco seco (pode ser saque ou pinga)
  • sal e pimenta

Preparo:

  1. Preaqueça o forno à 200°C.
  2. Cozinhe a batata em água fervendo até ela ficar macia no centro. Retire a batata da água e reserve.
  3. Cozinhe a posta de bacalhau em água quente ou caldo também quente mas sem ferver, até que a posta comece a se desmanchar em lascas. Retire da água e termine de desmanchar em lascas. Reserve.
  4. Leve uma frigideira ao fogo alto e quando ela estiver bem quente coloque a cebola para refogar por uns 2 minutinhos agora em fogo baixo.
  5. Acrescente as rodelas de tomate e tempere com sal para soltar a água do tomate. Refogue por mais 2 minutos.
  6. Coloque o vinho branco na frigideira e deixe cozinhar até secar quase todo o líquido.
  7. Vamos a montagem. Em um recipiente pequeno que possa ir ao forno, coloque uma camada da batata e tempere com sal e pimenta. Depois coloque todo o bacalhau e também tempere com sal e pimenta. Por cima do bacalhau coloque o resto das batatas, tempere e por cima de tudo o refogado de cebola e tomate. Mais um pouco de sal e pimenta. Agora regue com um pouco de azeite e coloque azeitonas se desejar. Eu preferi colocar o azeite depois que a bacalhoada saiu do forno.
  8. Leve a bacalhoada ao forno preaquecido até a batata terminar de cozinhar e ficar bem macia. E só ir espetando com um garfo durante o cozimento no forno para testar.
  9. Sirva quente regado com mais azeite e decorado com folhas de salsinha.

bacalhoada-para-uma-ou-duas-pessoas

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>