Mini Bolo Mousse de Chocolate com Ganache

Esse mini bolo mousse de chocolate me fez lembrar a sobremesa de mousse de chocolate que eu postei a pouco tempo. A massa do bolo se faz como a mousse, batendo as claras em neve e misturando com a massa de chocolate com gemas e um pouco de farinha.

Como assadeira eu usei a minha mini assadeira para torta que abre o aro, mas pode ser usado qualquer forma pequena untada com manteiga e farinha. Depois de frio é só desenformar o bolo antes de colocar a cobertura. Apesar de não ir fermento na massa, o bolo cresce um pouquinho por causa do ar das claras em neve. O meu quase caiu da forma e por isso eu precisei cortar o topo para ficar mais bonito.

O bolo vai estar pronto quando fizer o teste do palito e o palito sair limpo. O meu eu deixei um pouco mais no forno e ele ficou um pouco seco, se tirar logo do forno o bolo fica ainda bem úmido por dentro, uma delícia.

Ingredientes:

  • 100 g. de chocolate meio amargo picado
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 ovos separado a gema da clara
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma pequena com manteiga e chocolate em pó. Reserve
  2. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria mexendo às vezes, até obter um creme homogêneo. Deixe esfriar.
  3. Acrescente a baunilha, o sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Adicione as gemas, uma a uma, misturando bem a cada adição até ficar homogêneo. Junte a farinha de trigo e misture bem.
  4. Na batedeira, bata as claras até obter picos moles. Junte o açúcar restante aos poucos e continua batendo até obter picos firmes. Adicione 1/4 de uma xícara das claras batidas ao creme de chocolate. Misture bem com uma espátula. Ponha o restante das claras e misture bem até ficar homogêneo.
  5. Transfira a massa para a forma e leve ao forno por 35/40 minutos ou até que, ao espetar um palito de madeira, ele saia levemente úmido.
  6. Retire do forno e deixe esfriar por dez minutos antes de remover da assadeira.

Vamos ao Ganache que não é nada mais nada menos que chocolate derretido com creme de leite.

Ingredientes:

  • 100 g. de chocolate meio amargo
  • 1/2 xícara de creme de leite (preferencialmente fresco, sempre)

Preparo: Ferva o creme de leite, retire do fogo e junte o chocolate picado. Deixe descansar por 5 minutos. Misture bem até o chocolate derreter. Use esse creme para cobrir o bolo.

Em uma outra receita de ganache que eu tenho no final adiciona-se mel. O sabor do mel fica bem presente no creme e fica bem gostoso. Neste caso o creme vai ficar mais doce do que na receita acima.

 

[sgmb id=”1″]

6 thoughts on “Mini Bolo Mousse de Chocolate com Ganache

    1. Oi Raquel. Me desculpe por não ter respondido a sua mensagem antes, imagino que a essa altura você já deve ter feito o bolo mesmo sem a minha resposta, mas vamos lá. Não é preciso usar o fermento, o que vai fazer o bolo crescer será a clara em neve. Se você dobrar a receita é capaz de caber em uma forma maior, mas o que de pior pode acontecer é o bolo não crescer muito e ficar um pouco achatado, mesmo assim ele vai ficar delicioso, eu te garanto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>