Mini Bolo de Limão e Iogurte

Nada como um delicioso bolo de limão leve, fofo e refrescante com cobertura azedinha logo cedo no café da manhã ou para acompanhar um chá no meio da tarde. Que saudades que eu tenho de ter tempo para tomar um chá no meio da tarde e parar para pensar na vida.

Esse bolo é super fácil só vai precisar de uma batedeira para facilitar as coisas. Eu usei pela primeira vez o batedor do mixer e ele funcionou super bem. Para decorar o bolo eu usei um molde vazado e açúcar impalpável, mas no final eu coloquei a receita de uma cobertura de limão bem azedinha que fica linda com esse bolo.

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 ovo – separado a gema da clara
  • 1/4 de xícara de iogurte (só o iogurte, sem o soro)
  • raspas de 1 limão (só da parte verde)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 7 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma pequena com manteiga e farinha de trigo.
  2. Bata a manteiga e a açúcar até ficar cremoso e claro.
  3. Adicione a gema do ovo e bata para misturar bem.
  4. Adicione o iogurte, as raspas do limão e o extrato de baunilha. Bata mais uma vez.
  5. Adicione por últimos os ingredientes secos, a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato e misture com uma espatula.
  6. Bata a clara em neve.
  7. Acrescente a clara em neve e misture com uma espatula ou colher com cuidado somente para agregar todos os ingredientes.
  8. Despeja a massa na forma e leve imediatamente ao forno por uns 30 minutos ou até o bolo estar totalmente assado. Faça sempre o teste do palitinho de dentes espetando ele no centro do bolo. O palito deve sair seco e limpo.

DICA: Para fazer esse bolo na Bolo Express é só dobrar as quantidades de ingredientes da massa e preparar como as instruções acima. Asse por exatos 12 minutos, mais do que isso vai queimar o bolo.

Cobertura de limão

Ingredientes:

  • 1 colher e meia de sopa  de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (tem que ser de confeiteiro, aquele açúcar bem fininho)
  • 1/2 colher de sopa de raspas de limão
  • 1 a 2 colheres de sopa de suco de limão

Como fazer:

  1. Leve ao fogo baixo uma panela pequena com a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida, acrescente o açúcar de confeiteiro e misture bem desfazendo as bolinhas de açúcar.
  2. Essa mistura vai se transformar em uma massa. Retire do fogo.
  3. Adicione as raspas de limão e o suco do limão aos poucos enquanto mistura. Quanto mais suco de limão você adicionar mais ralinho vai ficar a sua cobertura. Se quiser uma cobertura mais firme que seque e não escorra totalmente do bolo, acrescente menos suco de limão.

[sgmb id=”1″]

3 thoughts on “Mini Bolo de Limão e Iogurte

    1. Oi Lu. Obrigada pelo seu comentário. Todas as receitas onde usamos formas tem um link para um post onde apresento todas as formas que podem ser usadas e os tamanhos. Aqui está o link deste post: . Vamos estudar uma forma deste link ficar mais visível nos posts.

      Obrigada,
      Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>