Mini Bolo de Goiabada

Oi Pessoal. Primeiramente Feliz ano novo, desejo que 2017 seja lindo para todos.

Quem me acompanha no Instagran já viu fotos e vídeos que eu postei de Curitiba e outras cidades. Não são somente férias merecidas, eu comecei dia 4 de janeiro uma viagem que irá durar um ano e devo passar por vários países começando pela América do Sul. Ainda não tenho ideia de como será o ritmo das viagens, mas espero ter tempo de postar algumas dicas de gastronomia e sobre comida dos lugares que eu visitar aqui.

O blog continua a todo vapor, na mochila estou levando panelas (mini-panelas) e medidores para botar a mão na massa e criar novas receitas para postar aqui.

Começo o ano com um mini bolo que é bem inusitado, porque ele é feito com goiabada cremosa e fica uma delícia. Ele é bem simples de fazer e utiliza poucos ingredientes. Fiz esse bolo antes de sair do Brasil, já que goiabada é um doce bem brasileiro e eu não encontraria em outros lugares.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de xícara de manteiga amolecida ou derretida
  • 1/4 de xícara de geleia de goiaba ou goiabada cremosa
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma forma pequena. A que eu usei tem 10 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Aqui tem um post onde mostro outras formas que você também pode utilizar para fazer esse bolo.
  2. Na batedeira bata o ovo e o açúcar até ficar um creme bem claro e fofo, essa massa vai dobrar de tamanho.
  3. Adicione então a farinha de trigo e a manteiga enquanto bate a massa, misture tudo muito bem e acrescente a geleia ou a goiabada em creme. Depois que essa mistura estiver bem homogênea, desligue a batedeira e acrescente o fermento, misture até o fermento estar totalmente incorporado a massa do bolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>