Mini Bolo de Chocolate

A receita mais visitada do Prato Pra Um sempre foi essa delícia de mini bolo de chocolate. Um receita de família que a minha avó fazia sistematicamente durante as férias e nunca enjoávamos de comer.

Agora também temos a versão em vídeo da receita com uma explicação detalhada para aqueles que nunca se aventuraram na arte de fazer um bolo.

Eu usei uma forma pequena para assar o bolo. A minha caçarola tem 16 cm de diâmetro e uns 6 cm de altura com capacidade para 500 ml. Você também pode usar formas descartáveis de alumínio para assar esse bolo.

Aqui vai a receita e abaixo o vídeo. Também tem o vídeo sobre como usar o palito de dentes para testar se o bolo já está totalmente assado.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento

Preparo:

Preaqueça forno a 180°C 10 minutinhos antes de começar a preparar a massa e unte uma assadeira ou forma pequena com manteiga e chocolate em pó.

Em uma tigela misture todos os ingredientes menos o fermento com uma colher, um fouet ou use um mixer. Depois que todos os ingredientes estiverem bem misturados acrescente o fermento e misture bem com uma colher.

Coloque a massa na assadeira previamente untada e enfarinhada com chocolate em pó (caso você esteja utilizando a marmita de alumínio não é necessário untar) e leve a assadeira ao forno também previamente aquecido em fogo médio.

Em outro post vou explicar porque você deve sempre deixar a assadeira pronta para receber a massa e o forno pré-aquecido para o seu bolo ficar perfeito.

O tempo de assar é de mais ou menos 30/35 minutos. Para saber se o bolo está pronto espete um palito de madeira no meio do bolo, se o palito sair seco é porque o bolo já está assado.

mini-bolo-de-leite-condensado-prato-pra-um-2

Veja também a receita de mini bolo de leite condensado

[sgmb id=”1″]

44 thoughts on “Mini Bolo de Chocolate

    1. Oi Dea. Obrigada a você por deixar o seu comentário. Adorei saber que o bolo deu certo. Em breve todas as receitas do antigo blog estarão aqui no site novo.

  1. Fantástico!!! Novo ano, novo site, parabéns, agora estarei no novo site acompanhando as novidades e as delícias de Prato pra um.

    Felicidades,
    Sônia.

  2. Olá! Parabéns pelo site! Meu bolo já está no forno e estou ansiosa que dê certo!
    Fiquei apaixonada pela sua colher dosadora… quero uma igual! rs… Pode indicar onde comprou?
    Sucesso sempre!

    Viviane

    1. Oi Viviane. Essa colher é muito boa, ela é imantada e todas ficam grudadas para não se perderem na gaveta. Eu as comprei a muito tempo em um supermercado do Pão de Açúcar.

  3. Menina achei seu site há poucos dias, esse é o segundo bolo que estou fazendo, tá no forno. O primeiro foi o bolo de laranja 2,deu mega certo. Parabéns pelas receitas, ajuda muito pra nós que adoram os cozinhar e temos pouca gente pra comer haha!

    1. Oi Anna. Vou falar para você não substituir porque não vai dar certo. Bolo é assim bem chato mesmo, não pode mudar a receita que ai o modo de preparar vai ser outro. Com o óleo é só misturar com outra gordura tem que bater com batedeira e ai já é outra receita.

      1. Anas, eu coloquei 3 colheres de manteiga no lugar do óleo…
        A unica diferença foi que a minha massa ficou menos mole que a do video, por isso eu acrescentei mais duas colheres de leite.
        Assei e o bolo ficou lindo e perfeito!!

  4. Acabei de fazer a receita de bolo de chocolate e ficou perfeita!
    Só dobrei a receita pq minha fôrma é um pouquinho maior que a sua.
    Obrigada pelas receitinhas!

  5. Olá Ana Lucia,

    Moro sozinha a muito tempo, e amo fazer cozinhaterapia,por muitas vezes deixei de fazer algo que tinha vontade, por odiar desperdício, ou “não dar conta” de comer o que tinha feito. Amei esta receita, assei ela em um refratário daqueles quadradinhos, o bolo ficou mais alto um pouco, aproveitei para criar um mini nacked recheado com ganache de chocolate em pó e creme de baunilha. Obrigada pela receita amei!!!!

    1. Oi Cintia. Nossa! Esse bolo deve ter ficado incrível. Já deve ter acabado, mas da próxima vez não esquece de mandar uma foto. Bjs

    1. Oi Fê. O Fermento está ainda na validade? Dá uma olhada. Falta de crescimento do bolo, normalmente é porque o fermento já venceu.

  6. Ameiiii o bolo!!!! Fiz em forminha de cupcake e a sua medida coube certinho nas minhas seis forminhas. Cresceu e ficou fofinho demais! Amei!!!!! Pq sempre deixei de fazer bolo pq sobrava aqui em casa! Obrigada!

  7. Oláa! Adorei as mini receitas. As vezes quero fazer bolo em casa, mas todo mundo come pouquinho, e as receitas são sempre enormes!

    Só tenho uma dúvida:
    Eu sempre me confundo muito com a medida “colher”. Porque nunca sei se é rasa, média ou cheia Hahahha. Pode me esclarecer? Obrigada!

    1. Oi Ana. Obrigada pela mensagem, adoro saber que as receitas ajudam. Eu uso sempre colheres medidoras que são muito fáceis de encontrar para comprar e desta forma a mesma medida que eu usar aqui, você usa na sua casa e assim todas as receitas dão certo. Quando usar a colher medidora encha ela e passe o dedo ou uma faca para tirar o excesso e nivelar a quantidade.

      Espero ter ajudado, mas se tiver mais alguma dúvida é só me perguntar.

      Bjs, Ana

  8. Amei este site e acabei de assar o bolo. Há tempos procurava receitas de bolos para poucas pessoas O tamanho é ideal para nós aqui em casa. Além disso, o bolo ficou super fofinho. Tentarei fazer as outras receitas. Parabéns!

  9. Conheci o Blog ontem procurando receitas pequenas, achei esse, fiz, ficou uma delícia, obrigada por compartilhar conhecimento. Aqui em casa apenas duas pessoas sempre perdia.

    1. Oi Raquel. Vou colocar a resposta que uma leitora deu sobre essa questão da substituição do óleo por manteiga.

      Anas, eu coloquei 3 colheres de sopa de manteiga no lugar do óleo…
      A unica diferença foi que a minha massa ficou menos mole que a do video, por isso eu acrescentei mais duas colheres de leite.
      Assei e o bolo ficou lindo e perfeito!!

      Como eu nunca fiz essa substituição vou deixar a responsabilidade na mão da Caroline que já fez essa experiência.

      Bjs,
      Ana

  10. Oi . Gostaria de saber se nessa receita a massa fica muito molhada?pois não gosto mt de massa assim. Vi um comentário em que a menina fez uma substituição e disse que a massa não ficou tão mole.. aguardo sua resposta pra poder fazer o bolo rs bjs e obrigada

    1. Oi Jas. Me desculpe pela demora em responde ro seu comentário, mas estou viajando e não acessei o site muitas vezes nos últimos dias. O bolo depois de pronto não fica molhado, resulta em um bolo bem sequinho. Pode confiar.

  11. Fiz o bolo de chocolate individual, substitui leite por leite de coco, não cresceu tanto mas ficou molhadinho por dentro. Fiz cobertura de cacau, açúcar, leite de coco baunilha. Felicidade na madruga!

  12. Uauuuuu ameeeeiiii o blog e o canal no youtube.. Parabéns pela ideia maravilhosa já vou testar tudo. Obrigada pela ajuda e tudo de bom pra vc. Beijos

  13. Queria muito outras receitas de mini bolos e coberturas pra mini bolo e recheios pra mini bolo. Porque de vez em quando minha filha pede bolo e gosto de fazer so um mini pra ela mas ela gosta com cobertura ou recheio e nao sei a quantidade exata pra um mini bolo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>