Mini Bolo de Chocolate sem Farinha

Bolo de Chocolate é garantia de muita alegria, agora imagina se você não pudesse comer glúten!

Essa receita não vai farinha e apesar de ser assado como um bolo, crescer como um bolo, ele se parece muito com um brownie. Ele é maravilhoso para ser servido com sorvete. Eu servi com creme de leite bem gelado e uma geleia de morango bem ácida para contrastar com o doce do bolo.

É uma receita que usa somente 4 ingredientes, mas o processo é daqueles que você precisa bater os ingredientes separados e depois juntar tudo. Para assar eu usei uma Iforma redonda, mas não tem problema usar uma forma retangular ou quadrada, mas ela tem que ser média, não pode ser muito grande. Se você estiver com dúvida de qual assadeira usar, prepare a massa para se ter uma ideia do volume e aí, rapidamente, forre a assadeira que você achar mais adequada com o papel manteiga. Outra coisa importante é deixar o bolo esfriar bem antes de cortar, pode-se levar a geladeira para resfriar mais rápido.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 100g de manteiga
  • 125g de chocolate picado

Preparo:

  1. Ligue o forno a 180°C antes de começar a receita do bolo.
  2. Prepare uma assadeira redonda de 22 cm de diâmetro forrando o fundo com papel manteiga e reserve.
  3. Separe as gemas das claras dos ovos e bata as gemas com a metade do açúcar até triplicar o volume e a coloração do creme for de uma amarelo bem claro. Reserve esse creme.
  4. Agora bata as claras em neve. Bata as claras por 1 ou 2 minutos e depois inicie a adição do restante do açúcar enquanto continua a bater até que as claras batidas formem picos duros. Reserve as claras batidas.
  5. Em uma tigela coloque a manteiga e o chocolate picado. Coloque esse tigela sobre uma panela com água sendo que a tigela deve ser um pouco maior que a panela e não deve encostar na água. Leve ao fogo médio para aquecer a água e derreter a manteiga e o chocolate, misture bem.
  6. Despeje a mistura de chocolate e manteiga sobre o creme de gemas e açúcar aos poucos enquanto mistura. Quando os dois cremes estivem bem unidos e homogêneos, insira a essa mistura um pouco das claras batidas em neve e misture delicadamente até que qualquer pontinho branco tenha desaparecido.
  7. Adicione toda a mistura de chocolate a tigela onde tem as claras em neve ou termine de adicionar as claras em neve a mistura de chocolate, veja qual bowl ou tigela é maior ou mais fácil para misturar os dois. Misture novamente com delicadeza até que desapareça totalmente qualquer ponto branco das claras em neve.
  8. Reverta essa massa na assadeira já forrada com o papel manteiga e leve ao forno já aquecido por volta de 50 minutos.
  9. Retire do forno depois deste tempo e espere esfriar totalmente antes de desenformar. Durante o resfriamento do bolo ele vai naturalmente craquear e murchar, ou seja, vai baixar como se estivesse desinflando.
  10. Se desejar pode ser levado a geladeira para esfriar mais rápido e ele fica delicioso comido frio ou gelado com sorvete ou creme de leite também bem gelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.