Mini Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

Bolo de cenoura é um dos mais pedidos depois do mini bolo de chocolate, mas também quem não quer um bolo gostoso com cobertura de chocolate.

se-não-me-quis-assim

Antes de dar a receita eu quero colocar uma observação muito importante. Como eu recebi alguns comentários dizendo que seguiram a receita e o bolo não deu certo eu fiquei bem preocupada e fui pesquisar para ver se essa receita estava errada ou o que estava acontecendo.

Os ingredientes estão corretos e as medidas também, mas li na internet que muitas pessoas tem alguma dificuldade em conseguir fazer especificamente o bolo de cenoura. Pode ser por causa da cenoura em si, que nas receitas é medida por tamanho (pequena, média, grande), mas essa medida acaba sendo muito relativa. Por isso, eu pesei a cenoura que eu usei na receita e o peso fica em torno de 90 gramas. Outro detalhe importante eu ralo a cenoura e misturo com os outros ingredientes na mão mesmo e o bolo cresce e fica muito bom, mas também é possível bater no liquidificador o ovo com a cenoura cortada em pedaços, o óleo e o açúcar. Depois é só misturar esse creme com a farinha e por último adicionar o fermento e misturar bem, colocar a massa na forma e levar ao forno.

Não esqueçam de outros três detalhes bem importantes. Aquecer o forno antes de começar a fazer o bolo, quando a massa estiver pronta é só levar ao forno já quentinho, assim o bolo não fica embatumado. O outro detalhe e sempre verificar a data de validade do fermento em pó. Já aconteceu comigo inúmeras vezes e eu sei que acontece com todo mundo. Por último o tamanho da forma tem que ser pequena, se a forma for muito grande para a quantidade de massa, o bolo não vai crescer e ficar fofinho.

As pessoas que tentaram fazer o bolo e não deu certo eu peço as minhas sinceras desculpas e espero que as informações acima ajudem a melhorar a receita. Me doí no coração pensar que alguém perdeu tempo e ingredientes em uma bolo que não ficou como o esperado.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 1 cenoura pequena ralada (em torno de 90 gramas)
  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180° C e unte uma forma para bolo pequena. A que eu usei nessa receita era para bolo inglês nas medidas de: 17 cm de comprimento x 8 cm de largura x 7 cm de altura
  2. Misture todos os ingredientes e coloque na forma. Leve imediatamente ao forno já aquecido
  3. Para saber se o bolo está pronto faça o teste do palito
  4. Desenforme o bolo depois que ele esfriar

Ingredientes da Cobertura:

  • 150 g de chocolate em barra (pode ser o chocolate que você quiser)
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 2 colheres de sopa de leite

Preparo:

  1. Leve uma panela pequena ao fogo baixo e coloque o chocolate picado
  2. Quando o chocolate amolecer adicione a manteiga e misture
  3. Quando a manteiga estiver incorporada ao chocolate adicione o leite e misture até o chocolate ficar cremoso. Se quiser uma cobertura mais líquida é só acrescentar mais leite

Agora é só colocar a cobertura no bolo e comer.

[sgmb id=”1″]

23 thoughts on “Mini Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

    1. Oi Nina.

      Puxa que chato que a receita não deu certo. Pesquisei em livros e na internet e vi que bolo de cenoura não é mesmo muito fácil de acertar, por isso, coloquei algumas observações aqui na receita do bolo que espero que ajudem a fazer o bolo dar certo para todos. Abraços, Ana

    1. Oi Rosa. Eu fico bem chateada em saber que o bolo não deu certo para você. Pesquisei em livros e na internet e coloquei algumas observações aqui na receita do bolo que espero que ajudem a fazer o bolo dar certo para todos. Abraços, Ana

  1. Nao bata os demais ingredientes com farinha e o fermento. coloque a farinha e o fermento uma bacia e vai adicionando os demais ingredientes batidos, misturando ate a massa ficar aerada ou cheia de bolinhas
    O meu deu certo assim

  2. Que bacana ver sua atenção com os leitores. PARABÉNS.VOU fazer a receita e depois conto. Beijos e parabéns novamente pela sua educação e dedicação.

  3. Fiz o bolinho e ADOREI!!! As medidas estão certinhas e fazendo a etapa liquidos e depois solidos não tem como dar errado!!!
    Ele é muito bom para quando temos vontade de comer bolo mas não queremos fazer aquela assadeira imensa de bolo de cenoura.
    Adorei mesmo!!!
    Obg

  4. Olá!Gostaria de agradecer o compartilhamento da receita.Ficou PERFEITO!Muito macio,com dulçor na medida e facílimo .Fiz exatamente como no vídeo e deu super certo.Parabéns!

  5. Oi pessoal! A receita dar errada porque, ba receita está escrito misture todos os ingredientes. Na verdade, bata no liquidificador o ovo, o óleo e a cenoura. Em uma vasilha, coloque o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Aí sim, misture tudo e coloque na forma. Boa sorte!

  6. Oi Analúcia,
    Acesso seu site e nunca tinha tentado uma receita, sempre passo por aqui e namoro as opções rs
    Eis que pela terceira vez me deparo com a sua receita de bolo de cenoura, hoje foi o grande dia! rs Finalmente assei esse bolinho, como ralei a cenoura no ralo um pouquinho mais grosso do que o que vc mostra o vídeo tive que acrescentar um ovo a mais (a massa antes disso estava muito seca e pesada). Deu super certo!
    Eu tenho pavor de receita de bolo de cenoura, minha mãe faz um delicioso e muito fofinho sem receita, vai de memória mesmo rs Não quis correr o risco :)
    Obrigada por dividir com a internet essa delícia.
    Fernanda

    1. Oi Fernanda. Fico feliz em saber que deu tudo certo com a receita de bolo de cenoura. Essa é a receita mais polemica do site, alguns conseguem fazer e o bolo fica ótimo e outros não. Continue fazendo as receitas e contando para mim como ficou.
      Bjs,
      Ana

  7. Moro sozinha e esse site foi tudo de bom pra mim. Receitas ótimas e que não desperdiçam, pois esse era meu grande problema sempre que fazia um bolo a metade ia pro lixo.
    Obrigada por esse site.

  8. Fiz ontem deu super certo. Batemos a mão a cenoura ralada com os demais ingredientes e adicionamos o fermento no final. Ficou muito gostoso, mas achei que dá pra diminuir a quantidade de óleo.
    No meu forno o bolo ficou 30 min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>