Mini Bolo de Banana com Iogurte

Aproveitei o iogurte que sobrou do bolo de limão e fiz esse bolo de banana. Receita fácil de fazer, não requer batedeira nem liquidificador, é só misturar todos os ingredientes e levar para o forno. Vapt! Vupt!

Quando eu postei essa receita pela primeira vez no antigo blog eu fiz de cobertura um doce de leite e espalhei algumas castanhas para decorar. Ficou uma delícia e é uma opção além da calda caramelada de açúcar e fatias de banana como a que eu fiz desta vez. Mas se você prefere um bolo bem simples e não quer se dar ao trabalho de fazer a cobertura, não tem problema, é só untar uma forma pequena com manteiga e farinha de trigo e colocar a massa.

Ingredientes da calda:

  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de água

Preparo:

  1. Leve uma panela de fundo largo ao fogo baixo e coloque o açúcar. Pode-se usar uma frigideira também.
  2. Deixe o açúcar derreter. Importante não mexer muito no açúcar durante esse processo. Somente use uma colher para deslocar o açúcar já derretido que está no fundo da panela e colocar o açúcar que ainda não derreteu para baixo.
  3. Quando o açúcar todo estiver derretido e dourado, acrescente a água e tome cuidado com o vapor que vai soltar. Não fique com o rosto muito próximo da panela. Agora pode mexer um pouco para derreter o açúcar na água e formar a calda.
  4. Assim que o açúcar derreter na água, deligue a panela. Não há a necessidade de deixar o açúcar fervendo. Se isso acontecer a calda ficará muito grossa em ponto de bala. Ai você precisará colocar um pouco mais de água para deixar a calda mais rala.
  5. Jogue imediatamente a calda na forma pequena onde você vai colocar a massa do bolo e vire cuidadosamente a forma para espalhar a calda nas laterais.
  6. Acima da calda você cobri-rá a forma com fatias ou rodelas de banana. Não esqueça das laterais também. Fazer com rodelas é mais fácil do que com fatias.

Ingredientes da massa:

  • 8 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 7 colheres de açúcar
  • 1/4 de copo de iogurte (40g.)
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 ovo
  • 1 banana pequena amassada

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180°C antes de começar a fazer a massa.
  2. Misture todos os ingredientes e coloque a massa na forma untada ou com a calda de açúcar e as bananas.
  3. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até o meio do bolo estar bem assado. Para saber se o bolo está no ponto faça o teste do palito. Insira um palito de madeira no meio do bolo e ele deve sair limpo.

[sgmb id=”1″]

4 thoughts on “Mini Bolo de Banana com Iogurte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>