Brownie de chocolate com cobertura de ganache

Esse brownie de chocolate com cobertura de ganache não é uma versão menor de uma receita porque ela rende um brownie bem pequeno, apesar de ser maior que a receita de mini brownie que eu postei aqui e que rende 4 pedaços essa receita rende em média 6 pedaços. A receita foi tirada do site Joy Of Baking e tem o vídeo logo abaixo mostrando como fazer. Eu traduzi a receita e vou colocar algumas observações junto aos ingredientes e a forma de preparo. O ingrediente principal desta receita é o chocolate sem açúcar que existe nos Estados Unidos, mas não é encontrado facilmente aqui no Brasil. Eu resolvi fazer essa receita exatamente por ter uma barra 100% cacau em casa que eu havia comprado em uma feira de gastronomia, mas procurando na internet eu vi que ela não é comercializada facilmente no Brasil. No lugar dela é possível usar uma barra de chocolate que tenha a maior porcentagem de cacau que você encontrar.

O resultado é um brownie com intenso sabor de chocolate e que você pode regular a quantidade de açúcar para ficar ao seu gosto.

Ingredientes do Brownie:

  • 120 g de chocolate sem açúcar ou chocolate com alta porcentagem de cacau picado
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal picada
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 ovos grandes
  • 3/4 de xícara (90 g) de farinha de trigo
  • 1/4 de colher de chá de sal

Ingredientes da Ganache:

  • 90 g de chocolate meio amargo picado
  • 1/3 de xícara (80 ml) de creme de leite fresco (preferencialmente por ter mais gordura que o de caixinha)
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo do brownie:

  1. Aqueça o forno a 180°C e unte uma forma com manteiga e chocolate em pó. Eu usei uma forma que tem 22 cm x 16 cm x 4 cm de altura. Esse brownie não leva fermento e no forno ele só expande um pouco, por isso, você pode usar uma forma pequena onde caiba exatamente a quantidade da massa.
  2. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria.
  3. Quando o chocolate e a manteiga estivem totalmente derretidos e bem misturados, retire do fogo e adicione o açúcar. Misture bem.
  4. Adicione a baunilha e misture.
  5. Depois adicione os ovos um a um misturando bem entre cada adição.
  6. Por último adicione a farinha e o sal, misture bem, despeje a massa na forma e leve ao forno por 25 minutos ou até que quando fizer o teste do palito ele saia limpo.
  7. Deixe o brownie esfriar.

Por cima da massa do brownie, antes de ir ao forno, eu coloquei pedaços de nozes. Que também podem ser substituídos por qualquer outra noz ou ir para o forno sem nada.

Preparo da ganache:

  1. Coloque todos os ingredientes em banho-maria para derreter enquanto mexe para misturar bem.
  2. Deixe esfriar em temperatura ambiente e despeje sobre o brownie já frio.

brownie-100-cacau brownie-com-muito-chocolate

[sgmb id=”1″]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>