Bolo Red Velvet Para Um Dia Especial

Todo mundo sabe que a minha especialidade aqui no blog são os bolos, principalmente aqueles bolos simples de todo dia. Mas um dia veio uma vontade de fazer um bolo especial, um bolo para uma data festiva e que mesmo assim pudesse ser uma receita pequena que desse um bolo só para aqueles poucos e íntimos amigos. Conhece essa situação? Aqui está um bolo red velvet com uma cobertura branca para contrastar, não muito grande e que vai marcar presença na sua festa.

Para essa receita eu usei uma assadeira retangular de 28 cm x 18 cm. O bolo não cresce muito, por isso a altura da assadeira não precisa ser muita alta.

Essa receita não é daquelas que a gente mistura tudo na batedeira, assa e está pronto. Ela é um pouco mais elaborada e precisa de um pouco mais de tempo na cozinha para fazer o bolo e a cobertura, mas vale cada minuto do seu esforço, principalmente quando você cortar o bolo e aparecer aquela cor vermelha contrastando com o branco da cobertura e todo mundo vai falar: OHHHHHHHH!!!!!

Ingredientes do Bolo:

  • 1/2 xícara de gordura vegetal ou manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 1/4 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de buttermilk (para fazer o buttermilk misture 120ml de leite, pode ser leite desnatado, com uma 1 colher de sopa de vinagre e aguarde 10 minutos para o leite azedar)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de vinagre
  • Corante vermelho – Use todo o vidro, mas caso tenha algum corante já aberto, utilize o que você tiver.
  • 1 colher de chá de chocolate em pó (pode ser cacau em pó)

Como fazer o Bolo:

  1. Preaqueça o forno em 180°C e unte a assadeira com manteiga e farinha.
  2. Em uma tigela misture o farinha e o sal e reserve.
  3. Em outra tigela misture o buttermilk, o ovo, a baunilha, e o bicarbonato de sódio. Adicione o vinagre e reserve.
  4. Em outra tigela misture o corante vermelho com o chocolate em pó. Reserve.
  5. Bata na batedeira a gordura vegetal e o açúcar até virar um creme bem claro e cremoso.
  6. Continue a bater o creme de açúcar e gordura, mas agora insira nessa creme na batedeira alternadamente a mistura de farinha com a mistura de buttermilk até acabar as suas misturas. Por último coloque a mistura de corante com chocolate e bata até que tudo esteja muito bem misturado.
  7. Coloque a massa do bolo na assadeira, use uma faca ou espatula para espalhar a massa igualmente por toda a assadeira e nivelar. Leve ao forno imediatamente. Asse por 20 minutos.
  8. Espere o bolo esfriar para retirá-lo da assadeira.

Ingredientes da Cobertura:

  • 2 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar

Como fazer a cobertura:

  1. Em uma panela pequena, misture a farinha com o leite e leve a panela ao fogo misturando sem parar até ficar com a consistência de mingau, isso vai demorar apenas uns 2 minutos. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar completamente.
  2. Quando estiver completamente frio adicione o extrato de baunilha e misture bem.
  3. Enquanto o creme estiver esfriando, bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Pegue um pouco do creme de manteiga com as pontas dos dedos e verifique se o açúcar está totalmente dissolvido.
  4. Quando o mingau de leite, farinha e baunilha estiver totalmente frio e pronto, adicione ao creme de manteiga e açúcar na batedeira e continue a bater até ficar com a consistência de chantily.

Vamos montar o bolo:

  • Coloque o bolo em uma bandeja ou prato onde ele será servido, capricha no prato para ficar bem bonito.
  • Com uma faca ou espatula espalhe a cobertura por cima do bolo e pelas laterais, tente cobrir bem o vermelho do bolo para dar o toque surpresa na hora de cortar.
  • Eu usei um saco de confeitar para criar bolinhas em cima da cobertura com a própria cobertura e ai coloquei os morango em cima. Você pode usar no lugar dos morangos, cereja ou amoras. Qualquer fruta vermelha vai funcionar.

Aproveitem!!

[sgmb id=”1″]

One thought on “Bolo Red Velvet Para Um Dia Especial

  1. Quero fazer esse bolo de “presente” para meu marido pelo nosso aniversário de casamento na próxima semana. Bem vermelho, com bastante paixão.
    Acontece que já comi e sei que tem recheio de cream cheese, mas o seu é de manteiga. Poderia me ajudar com as quantidades? Será que basta substituir um pelo outro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>