Bolo de Gengibre e Especiarias

gingerbread-manLogo no primeiro capitulo do livro O que Einstein disse ao seu cozinheiro, o autor escreve sobre açúcares e tem essa receita que é feita com melado de cana-de-açúcar. Esse ingrediente não é muito comum na nossa cozinha, mas nos Estados Unidos e na Europa é muito usado para fazer os famosos biscoitos gingerbread man que junto com a canela, o gengibre ralado, o cravo-moído e a noz-moscada fazem um dos doces mais populares por lá na época do Natal.

Para que já provou o biscoito e adora esse sabor de especiaria que combina muito com o Natal e as festas de final de ano aqui vai a receita do Bolo de Gengibre e Especiarias. A versão dele não é mini, mas o bolo também não fica muito grande e rende 10 pedaços. Bom tamanho para compartilhar. Esse bolo tem muito sabor de pão de mel e fica divino com uma cobertura de chocolate amargo.

 

Ingredientes:

  • 2 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (o bicarbonato vai funcionar como fermento nessa receita, por isso, verifique a data de validade. Em caso de dúvida jogue fora e compre um novo)
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • 1/2 colher de chá de cravos moídos
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga derretida e ligeiramente esfriada
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 ovo grande
  • 1 xícara de melado escuro (eu achei com muito custo uma embalagem com 250 g nesse caso compre duas)
  • 1 xícara de água quente (sem estar fervendo)

Preparo:

  1. Unte uma forma de 20 x 20 cm (forma média) com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Preaqueça o forno a 180ºC, se a forma for de metal e 160ºC se a forma for de vidro.
  2. Misture com uma colher de pau, numa tigela de tamanho médio, a farinha com o bicarbonato, a canela, o gengibre, os cravos e o sal. Numa tigela grande, bata a manteiga derretida com o açúcar e o ovo. Numa tigela pequena, ou medidor de vidro, misture o melado com a água quente até que fiquem perfeitamente misturados.
  3. Acrescente cerca de um terço da mistura da farinha à mistura de manteiga-açúcar-ovos e misture apenas o suficiente para umedecer os ingredientes e misture bem. Depois acrescente metade da mistura de melado e misture novamente todos os ingredientes. Continue acrescentando mais um terço da mistura de farinha, a outra metade da mistura do melado e finalmente o terço final da mistura de farinha. Bata só até as partes brancas desaparecerem.
  4. Despeje a massa na forma preparada e asse por 40 a 50 minutos, ou até que um palito enfiado no bolo saia limpo e o bolo tenha soltado um pouco dos lados da forma. Deixe esfriar na forma por 5 minutos.
  5. Sirva quente, direto na forma, ou vire o bolo numa grade, para esfriar. O bolo dura bastante e ficará fresco por vários dias, coberto, à temperatura ambiente.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>