Baba Ganoush

Dias desses eu achei essa berinjela bem pequena na feira de produtos orgânicos e logo pensei em fazer o baba ganoush, uma pasta de berinjela para comer com pão chapati. Essa berinjela pequena rendeu só um pouquinho da pasta que servia bem de entradinha para duas pessoas ou para beliscar antes do jantar.

O Baba Ganoush é feito de berinjela com tahine (pasta de grãos de gergelim) sal e limão. A berinjela será cozida diretamente na chama do fogão até queimar toda a casca, é esse processo de cozimento que faz o sabor do baba ganoush ser defumado.

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 1 colher de sopa de tahine
  • Suco de limão
  • sal

Preparo:

  1. Leve a berinjela na chama do fogão até a casca ficar totalmente queimada. Não tenha medo, a berinjela não vai pegar fogo. Coloque a berinjela em cima de uma das bocas do seu fogão e ligue a chama. Use uma pinça para virar a berinjela e deixar que toda a casca se queime. Não tenha pressa nesse processo, a berinjela deve ficar bem queimada pelo lado de fora. Algumas partes da casaca vai rasgar, não se preocupe é assim mesmo.
  2. Você pode lavar a berinjela em água corrente para retira toda a casca. A casca vai sair super fácil se ela estiver bem queimada ou corte a berinjela ao meio e retire o interior com uma colher com cuidado para não ir nenhum pedaço da casca queimada. O interior dela vai estar bem cozido e macio.
  3. Coloque a berinjela em uma tigela e adicione o tahine, o sal e acrescente o suco de limão aos poucos e teste o sabor. Misture com uma colher e se quiser uma pasta sem pedaços, use o mixer para bater e misturar os ingredientes.
  4. Adicione um pouco de azeite de oliva por cima se quiser.

Sirva o baba ganoush em temperatura ambiente.

[sgmb id=”1″]

2 thoughts on “Baba Ganoush

  1. Bom dia, eu faço meu Baba Ganoush igualzinho a você, fica uma delícia aprecio também com azeite mas muitas vezes como misturando em uma saladinha “pra um” de alface americana, tomate cereja é uma cenoura ralada, uh! Fica bom…
    Sônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>