Risoto Milanês Para Uma Pessoa

Aprendi a fazer essa receita de risoto milanês com o livro Claudia Cozinha Truques e Técnicas que ensina passo-a-passo como preparar. Foi a primeira vez que eu fiz um risoto e essa receita que parece ser tão requintada e difícil de executar, na verdade é um coringa na cozinha de uma pessoa que mora sozinha. Primeiro por que precisa de poucos ingredientes, depois ele fica pronta em menos de 30 minutos e é um prato que tanto pode acompanhar uma carne como pode ser servido sozinho.

Eu sempre tenho arroz para risoto em casa, assim como tenho uma massa de macarrão. Para mim preparar um risoto leva o mesmo tempo de preparar uma massa e é uma opção deliciosa que serve para fugir do convencional prato de macarrão. E ainda tem um plus, o risoto é feito em somente uma panela, o que significa menos utensílios para lavar depois.

Antes da receita vou passar algumas informações para quem nunca fez risoto e quer se aventurar pela primeira vez.

  1. O arroz TEM QUE SER arroz arbóreo, vianole ou carnaroli.
  2. O arroz NÃO DEVE ser lavado
  3. O vinho TEM QUE SER seco

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1/4 xícara de arroz arbóreo, vianole ou carnaroli
  • 2 colheres de sopa de vinho branco seco
  • Estigmas de açafrão (O estigma de açafrão é um produto caro cultivado na Espanha, no Irã e na Índia e ele serve mais para dar a cor amarelada ao risoto do que para dar sabor, por isso, substitua o estigma por 1/4 de colher de chá de açafrão-da-terra em pó)
  • 250 a 300 ml de caldo de galinha ou de vegetais
  • Queijo parmesão ralado

Preparo:

  1. Leve ao fogo 1 colher de sopa de manteiga e a cebola refogue em fogo médio, mexendo, até a cebola ficar macia e transparente.
  2. Adicione o arroz e refogue, mexendo por um  minuto. Regue o arroz com o vinho e cozinhe até o líquido se evaporar. À parte, junte o açafrão a uma xícara do caldo de galinha e misture ao arroz. Vá cozinhando e despejando o caldo restante, aos poucos, sempre que o líquido do arroz secar.
  3. Cozinhe, sem parar de mexer, por aproximadamente 30 minutos ou até que o arroz fique al dente (teste mordendo o grão. Ele deve ser um pouco resistente no centro). Se não for mexido constantemente, o arroz não vai desprender o amido, que é o que dá cremosidade ao risoto. Apague o fogo e observe a textura do prato. O arroz deve estar com aparência cremosa.
  4. Junte a manteiga restante e o queijo parmesão ralado. Misture bem, tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente dois minutos (respeite o tempo de descanso. Isso é necessário para finalizar o cozimento do arroz). Transfira o risoto ainda quente para uma travessa e decore com alguns estigmas de açafrão e se desejar, polvilhe com queijo ralado. Coma imediatamente.

O risoto deve ser feito o suficiente para se comer na hora em que for preparado e é verdade que esquentar o risoto para comer depois deixa ela ressecado e bem menso cremoso do que o feito na hora. Mas caso tenha sobrado um pouco de risoto, na hora de esquentar use uma panela e acrescente um pouco de caldo de galinha.

Dicas para fazer um risoto legal: 

1 – A penela ideal para fazer um risoto é aquela com fundo largo para que todos os grãos fiquem em contato com o calor da panela.

2 – Use manteiga gelada na finalização do risoto. A manteiga gelada vai dar um brilho lindo ao risoto.

[sgmb id=”1″]

One thought on “Risoto Milanês Para Uma Pessoa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>