Mini Escondidinho de Bacalhau

Quando eu fiz a receita de Bacalhoada eu usei somente metade do bacalhau que eu havia descongelado e com o restante consegui fazer esse mini escondidinho de bacalhau que é uma receita bem simples, mas tem duas etapas. Uma é fazer o purê de batata, que pode ser também feito com batata doce, mandioca, mandioquinha, etc. E em seguida precisa refogar o bacalhau na cebola, alho e tomate, que também pode ser substituído por pimentão vermelho ou brócolis.

Escondidinho é tudo de bom, já que tem a carne e o acompanhamento juntos no mesmo prato, super prático e fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 1 batata média cortada em cubos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 posta de bacalhau (entre 100 g e 150 g)
  • 1/2 cebola picada ou em pedaços pequenos
  • 1 dente de alho picado
  • 1 tomate pequeno cortado em rodelas e depois ao meio
  • sal, pimenta e azeite
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo:

Para fazer o purê

  1. Leve uma panela pequena ao fogo alto com água o suficiente para que os pedaços de batata fiquem todos imersos.
  2. Quando a água começar a ferver, coloque a batata em pedaços e cozinhe até que, quando espetar com um garfo ele entre facilmente na batata.
  3. Escorra a água e amasse imediatamente a batata. Use um espremedor de batata ou um garfo. Faça isso enquanto ela ainda está quente para ficar mais fácil.
  4. Volte a batata amassada para a panela pequena e leve a panela ao fogo baixo com a manteiga. Mexa o tempo todo até a manteiga derreter e se incorporar a batata para formar o purê.
  5. Tempere com sal e pimenta se quiser e reserve o purê para a montagem do escondidinho.

Para fazer o refogado de bacalhau

  1. Leve uma panela pequena ao fogo com água suficiente para que a posta de bacalhau fique totalmente imersa. Espere a água começar a ferver e abaixe o fogo de forma que a aguá não borbulhe. Coloque o bacalhau nessa água quente e deixe ele cozinhar até começar a se desfazer em lascas quando você espetar com um garfo. Retire o bacalhau da água. Se o bacalhau tiver pele e espinhos, separe somente a carne em forma de lascas e reserve para refogar. Você pode fazer esse mesmo processo utilizando um caldo de bacalhau, peixe ou vegetais no lugar da água. Isso acrescenta mais sabor ao bacalhau.
  2. Leve uma frigideira ou uma panela pequena ao fogo alto até ela ficar bem quente. Coloque uma pouco de azeite (aproximadamente 2 colheres de sopa) e a cebola para refogar e abaixe o fogo para não queimar a cebola. Jogue uma pitada de sal sobre a cebola para soltar um pouco da água dela e refogue por 2 minutinhos ou até a cebola ficar transparente.
  3. Agora é a vez do alho picado. Refogue junto com a cebola por mais um minuto.
  4. Coloque o tomate e refogue até começar a soltar a água. Coloque as lascas de bacalhau e deixe refogar todos juntos por mais 2 minutos para que os sabores se juntem. No final tempere com sal e pimenta.
  5. Agora vamos a montagem.
  6. Em uma forma pequena e de preferencia alta, coloque um pouco de azeite no fundo e jogue todo o refogado de bacalhau. Por cima arrume o purê e polvilhe o queijo ralado.
  7. Leve ao forno preaquecido a 180°C até o queijo derreter, gratinar e formar aquela casquinha crocante.
  8. Sirva quentinho.

[sgmb id=”1″]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>