Polenta com Ovo Frito e Bacon

Ter uma pacote de polenta em casa, para mim, é tão importante quanto ter arroz ou macarrão. A polenta pode ser um acompanhamento para carnes ou mesmo para um simples ovo frito mais fácil de fazer do que uma massa ou um arroz.

Na receita de polenta com ragu de fraldinha eu já mostrei o quanto é fácil preparar uma polenta que somente precisa de caldo ou água quente e a farinha de milho. Nos mercados, hoje em dia, encontramos a farinha de milho pré-cozida para polenta que fica pronta entre 5 ou 8 minutos.

Essa receita é para preparar uma porção individual de polenta que você pode comer como quiser. A polenta pode ser servida sozinha com um delicioso molho de tomates por cima e queijo ralado, com queijo gorgonzola, com um refogado de cogumelos e legumes, para acompanhar qualquer carne ou com um ovo frito e bacon como o da foto acima. Use a sua imaginação ou que você tem na geladeira.

Ingredientes para a polenta:

  • 250 ml de água fervente ou caldo (pode ser de vegetais, frango ou carne)
  • 4 colheres de sopa de polenta
  • sal, pimenta
  • 1 colher de sopa de manteiga

Para acompanhar a polenta:

  • 1 ovo frito ou poché
  • bacon em cubinhos fritos na própria gordura

Preparo:

  1. Leve a água ou o caldo para ferver em uma panela média. Quando começar a ferver adicione a polenta colher por colher mexendo sempre para não empelotar.
  2. Cozinhe de 5 a 8 minutos ou até a mistura não ter mais gosto de farinha de milho.
  3. Acrescente sal e pimenta, misture bem.
  4. Acrescente a manteiga, misture e deixe a panela tampada por 3 minutos para a polenta descansar.
  5. Sirva ela ainda quente com os acompanhamentos.

[sgmb id=”1″]

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>