Batata frita para uma pessoa sem sujeira

Como fazer batata frita em casa sem engordurar toda a cozinha, sem respingos de óleo e sem sujeira? Todas as respostas para essas perguntas estão aqui. Essa dica é da linda Nigella que ensina a iniciar a fritura da batata em óleo ainda frio o que evita os respingos de óleo para todos os lados e se você está pensando se isso dá certo, eu digo que sim, dá muito certo.

A batata pode ser cortada em palitos, gomos ou em fatias finas para fazer chips. De todas as formas vai funcionar. Outra dica é usar uma panela de alumínio de borda alta, se você tiver. O alumínio é o melhor material para frituras e a borda alta é para evitar os respingos para fora da panela.

O óleo é somente o suficiente para cobrir os pedaços de batata, não precisa encher a panela.

Não tem ingredientes, é mais uma dica e uma técnica do que uma receita. Para uma pessoa use uma batata do tamanho que quiser, corte no formato que desejar. Na hora de fritar coloque o óleo na panela e a batata cortada. O dente de alho e o alecrim são um opcional, eles servem para dar sabor a batata. Ligue o fogo e espere o óleo aquecer e começar a fritar a batata, desta forma nenhum óleo vai respingar em você. Use uma escumadeira para virar os pedaços da batata e deixar fritar do outro lado. Retire quando a batata estiver dourada, mas não muito. Qualquer fritura ainda vai escurecer depois de retirada do óleo. Coloque os pedaços já fritos sobre duas folhas de papel toalha para absorver o restante do óleo e sirva ainda quente com sal e pimenta.

2 thoughts on “Batata frita para uma pessoa sem sujeira

  1. Bom dia!! Gostei muito do seu site. Receitas práticas, dicas especiais e inúmeras sugestões para facilitar a nossa vida na cozinha para um, dois, três, etc…

  2. Gostei muito do seu site e já separei várias receitas para serem testadas futuramente.
    Quanto à batata frita, sou louca por ela, mas fritar faz muita sujeira e tb não tenho paciência para ficar esperando na beira do fogão a batata fritar.
    A alternativa que eu encontrei foi fazer batata “frita” no forno. O gosto fica igual ao da batata frita no óleo na panela.
    É super simples: corta a batara (eu corto em palitos fininhos), coloca para dar uma fervura com sal, escorre, e uma a uma vai passando bem no azeite (eu coloco um pouco de azeite em um pote e vou passando cada batata no pote) e posiciona um palito ao lado do outro na assadeira. Coloca no forno pré-aquecido. Fica pronto normalmente em uns 20 minutos. No meio do caminho pode ser necessário virar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>